FAZ O L
O prefeito Álvaro Dias deixou o meio político perplexo ao rasgar elogios ao presidente Lula e se encaixar na base de apoio do governo do PT. Álvaro fez o L; vermelhou sem ninguém esperar.
MOTIVO
Muitos buscam o motivo para Álvaro sair da condição de coordenador da campanha de Bolsonaro, com discurso radical contra Lula, prometendo virar o jogo em Natal, para apoiador da gestão petista. Na realidade, Álvaro construiu sua migração em Brasília.
AFASTAMENTO
O primeiro ato antes da migração explícita para o colo de Lula, foi o afastamento público do prefeito em relação ao senador Rogério Marinho. Álvaro prometeu a Brasília que se afastaria de Rogério; e cumpriu.
CONVERSA
Outro ato antes do discurso do prefeito de Natal reconhecendo qualidades de Lula, foi uma reunião que o pai de Adjuto teve em Brasília com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O encontro foi viabilizado pelo presidente Nacional do Republicanos, Marcos Pereira.
GESTOS
Na reunião com Rui Costa e Marcos Pereira, o prefeito Álvaro Dias expôs as necessidades de concluir as obras em Natal com recursos federais e ouviu resposta positiva. Porém, a sinalização positiva veio acompanhada de pedidos de mais gestos públicos. E chegou a hora.
DISCURSO
Com o afago do Chefe da Casa Civil, a solenidade do PAC era o local perfeito para um discurso de descolamento total da oposição e apoio ao governo Lula. Álvaro entendeu e assim procedeu.
PRESTÍGIO
A solenidade do PAC serviu para criar a atmosfera ideal para o acolhimento do prefeito ao grupo governista. Tanto é que Álvaro foi prestigiado no evento. A orientação para o clima de acolhimento veio de Brasília.
ACOLHIDA
Justamente pelo fato de que a chegada de Álvaro Dias ao grupo do governo Lula tem o aval ‘lá de cima’, que o PT do RN evitou bater no prefeito após seu anúncio de ‘adesão’.
CONVERSA
Dentro dessa nova atmosfera político-administrativa do prefeito Álvaro Dias, houve uma conversa do pai de Adjuto com a deputada federal Natália Bonavides. O papo foi em Brasília e tratou inicialmente de que ambos evitem radicalização na eleição municipal pensando no segundo turno.
BENEFÍCIO
Para alguns aliados de Álvaro, com a adesão ao PT, ele perde politicamente, mas ganha no aspecto administrativo, com a possibilidade de deixar um legado expressivo de obras em Natal.
ADESÃO
Com a ‘migração’ de Álvaro Dias para o colo do PT, como ficará o deputado Adjuto Dias na Assembleia? O filho do prefeito vai para a base de apoio a Fátima ou fica na bancada dos independentes? Há espera do gesto.
TIMMING
Há quem diga que Álvaro Dias perdeu o timming de sua própria sucessão e está disposto a tudo para sair bem da Prefeitura; de preferência com acervo de obras e um sucessor eleito. Pode não acontecer uma coisa e outra.