A governadora Fátima Bezerra realizou uma visita à obra de construção do Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), localizado no município de Jardim de Piranhas, Região do Seridó. A visita encerrou a agenda no Seridó deste sábado (09), quando a chefe do executivo estadual visitou também obras de infraestrutura hídrica em Currais Novos.
Com 80,65% do serviço executado, a escola, que será concluída até abril deste ano, integra um conjunto de doze IERNs que esta sendo planejado e construído pelo Governo do Estado desde 2022. Os institutos apresentam um conceito moderno de educação profissional e desenvolvimento de tecnologias na rede estadual de ensino.
A escola seridoense contará com salas de aulas adequadas ao ensino médio com equipamentos tecnológicos, auditório, quadra de esportes, área de convivência, laboratórios, biblioteca, além de rede de Internet e utilização de energia solar em suas instalações. Durante visita, a governadora, acompanhada por autoridades e técnicos da Secretaria de Educação, vistoriou as dependências da escola, destacando os benefícios de um modelo educacional transformador para o futuro das novas gerações dos potiguares.
Escolas para toda a vida
“Aquele jovem da Região do Seridó que hoje nutre o sonho de cursar um ensino técnico, esteja preparado, pois até o final deste semestre o IERN de Jardim de Piranhas abrirá suas portas. Ressalto que estas escolas são para toda a vida, associando o ensino médio à formação geral com uma completa preparação profissional. Os alunos sairão deste instituto, que oferece cursos que dialogam com o desenvolvimento econômico do RN, totalmente prontos para o mercado do trabalho e com uma ampla visão de mundo” comemorou a governadora, que ressaltou o potencial dos institutos para o futuro. “A rede estadual de educação profissional e tecnológica do RN será uma referência para o Nordeste e para o Brasil”, prevê Fátima Bezerra.
O prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Couro Fino, destacou a importância da criação do IERN no município. “Quando soubemos do projeto para a construção deste IERN, tomamos as medidas necessárias para a aquisição do terreno que iria abrigar esta ação educacional promovida pelo Governo do Estado e que agora permitirá um futuro melhor para os jovens da nossa região”, frisou.