Astros da NBA entram para seleto grupo de estrelas do basquete em cerimônia em Springfield, nos Estados Unidos.
Quatro astros da NBA entraram para o Hall da Fama do basquete na noite de sábado. Em cerimônia realizada em Springfield, em Massachusetts, Dirk Nowitzki, Tony Parker, Pau Gasol e Dwyane Wade receberam a homenagem e se juntaram ao seleto grupo de principais estrelas da modalidade. O treinador Gregg Popovich também se tornou um membro da classe de 2023 do Hall da Fama.
Bandeiras da Alemanha saudaram Nowitzki no evento. O ex-jogador de 45 anos foi o primeiro europeu a ganhar o prêmio de MVP de NBA (melhor jogador), na temporada 2006/07. Sempre à frente do Dallas Mavericks, foi campeão da liga americana de basquete e MVP das finais em 2011.
O francês Tony Parker foi o primeiro europeu a ganhar um prêmio de MVP das finais da NBA, em 2007, no terceiro dos seus quatro títulos da liga à frente do San Antonio Spurs. O ex-jogador de 41 anos foi comandado em todos os seus títulos pelo agora companheiro de classe do Hall da Fama Gregg Popovich. O lendário treinador dos Spurs conquistou cinco vezes a NBA e em três ocasiões levou o prêmio de melhor técnico da temporada.


O espanhol Pau Gasol foi o primeiro jogador de fora dos Estados Unidos a conquistar o prêmio de melhor calouro da temporada da NBA, em 2002, quando estreou à frente do Memphis Grizzlies. O ex-jogador de 43 anos foi duas vezes campeão da liga americana de basquete defendendo o Los Angeles Lakers e ainda teve passagens por Chicago Bulls, Spurs e Milwaukee Bucks.
O americano Dwyane Wade fecha a lista de ex-jogadores da NBA homenageados pelo Hall da Fama. Foi um dos pilares do Miami Heat em três títulos da liga americana de basquete e MVP das finais em 2006. Também passou por Bulls e Cavaliers. Hoje, aos 41 anos, é um dos proprietários do Utah Jazz.
Completaram a classe de 2023 do Hall da Fama o time feminino dos Estados Unidos vice-campeão olímpico em 1976, a jogadora Becky Hammon e os técnico Gene Keady, Gary Blair, David Hixon e Gene Bess.
Globo Esporte