Nesta segunda-feira (30), assumiu a presidência da Câmara Municipal de Natal o vereador Eriko Jácome (MDB), sucedendo o agora deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) que toma posse nesta quarta-feira, 01 de fevereiro. “Estou concretizando hoje um grande sonho que é assumir a presidência da Câmara Municipal, pronto para um trabalho incansável e comprometido com o enxugamento da máquina pública, para continuar o trabalho do ex-presidente Paulinho Freire, que conduziu esta Casa de forma transparente e democrática”, disse o novo presidente Eriko Jácome.
Walter Alves, vice-governador do Rio Grande do Norte, compareceu à solenidade de posse do novo presidente da Câmara de Natal: “Vim trazer meu apoio e votos de sucesso, festejando, claro, o fortalecimento do nosso partido”.
Na mesma sessão solene, os novos vereadores Dickson Nasser Júnior (PDT) e Daniel Valença (PT) tomaram posse. O primeiro suplente do deputado federal eleito Paulinho Freire, o vereador Dickson Jr assumiu o terceiro mandato na CMN. “Quero resgatar projetos de lei de meus mandatos anteriores que não foram executados pelo Município”, assegurou, e garantiu também que a bandeira prioritária do mandato dele será a saúde mental.
Na cadeira deixada pela deputada estadual Divaneide Basílio, o vereador Daniel Valença assumiu, constituindo a luta por melhorias no transporte público de Natal como principal bandeira do mandato para 2023. “Não dá para a população continuar sendo maltratada como está sendo, com cancelamento de linhas, ônibus superlotados e passagem cara. Enfim, é um transporte público que não está voltado para os interesses das pessoas”, pontuou Valença, ratificando que também vai atuar no processo de regulamentação do Plano Diretor, “em defesa dos interesses das comunidades”.
ÚLTIMO ATO
Antes de renunciar à cadeira de vereador e presidente da casa legislativa municipal, Paulinho Freire assinou nesta segunda-feira (30), o convênio para realização do concurso público do Legislativo natalense para preenchimento dos cargos de assistentes legislativos e técnicos legislativos, certame que será conduzido pela Fundação de Apoio à Educação ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), “Sempre foi um objetivo da nossa gestão, adiado pela pandemia da Covid-19. Deixo a Câmara encaminhada para esse concurso, que preencherá seu quadro de pessoal com pessoas qualificadas, já que precisa ser renovado, com um organograma moderno”, disse Paulinho Freire.
1º e 2º vice-presidentes da Mesa Diretora
Após as cerimônias solenes, os vereadores elegeram Hemes Câmara (PTB) e Preto Aquino (PSD), como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente, da Mesa Diretora da CMN para o biênio 2023-2024. Como primeiro vice-presidente a missão do vereador Hermes Câmara, será colaborar junto ao presidente Eriko Jácome, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos da Casa “com a mesma harmonia, para o fortalecimento do Legislativo Natalense”. Ele esclareceu que terá como meta “reforçar o trabalho nas comissões e a valorização dos servidores da CMN”.
Já o vereador Preto Aquino, segundo vice-presidente, enfatizou a missão de representação institucional, ressaltando a importância de falar pela Câmara Municipal. “É para mim uma posição que aumenta minha responsabilidade em defender esta Casa, sem abandonar o tom pacificador”, garantiu.