“Meu nome é o nome forte do PL. Tenho plena capacidade de gestão e de planejamento, fiz isso quando fui secretário de Estado da Segurança Pública”, afirmou o deputado federal General Girão (PL), ao falar sobre sua pré-candidatura para a Prefeitura de Natal nas eleições municipais de 2024. Para o parlamentar, que assumiu a Secretaria Geral do PL no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (3), é preciso garantir que o município mantenha uma administração conservadora e de direita para que “continue” a crescer e a se desenvolver.
“Natal precisa ter a continuidade de administração que não seja uma gestão com postura não-conservadora e de esquerda, ou seja, precisa de uma gestão conservadora e de direita. Acredito que meu nome tem condições de ser muito forte para fazer uma composição política, já comecei a conversar dentro do PL e estamos dialogando com os demais partidos, porque um só não ganha a eleição. Já temos alguns compromissos feitos e acredito que temos condições de unir direita e centro para não permitir que a esquerda vença em Natal”.
Girão afirmou que seu mandato tem trabalhado a favor de todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte e que os municípios da Região Metropolitana da Capital, foram aportados recursos de mais de R$ 50 milhões em emendas parlamentares, em seu primeiro mandato. “Natal, em especial, é uma prioridade minha. Das minhas emendas, coloquei praticamente 1/5 para o município de Natal, para diversas áreas da cidade, especialmente saúde e infraestrutura”.
Para o deputado, atualmente, todos os municípios dependem de recursos financeiros garantidos por emendas parlamentares. “Hoje, nenhum prefeito consegue fazer sua gestão, mesmo que seja na Capital, sem ter ajuda de emendas, já que o governo federal é esse desgoverno que está aí. O cara (presidente Lula) só se preocupa em passear fora do Brasil, em fazer política lá fora e não faz política aqui dentro, como se aqui, por já ter ganho (a eleição), sejam favas contadas”, lamentou.
O parlamentar garantiu ainda que, caso seja o nome escolhido por seu grupo político – que inclui o senador Rogério Marinho e o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) -, se cercará de nomes técnicos e com experiência para o auxiliar na Prefeitura. “Se eleito for, a designação para a Prefeitura Municipal será muito parecida com a que o presidente Jair Bolsonaro fez em sua gestão, ou seja, vou procurar nomes técnicos para fazer uma gestão técnica, visando um planejamento eficiente”.
Durante sua posse como presidente estadual do PL, nesta segunda-feira (3), Rogério explicou que, referente à sucessão municipal na Capital, o partido estará aberto para dialogar com todas as siglas que o desejarem, mas que a decisão final está nas mãos de Álvaro Dias. Segundo ele, a eleição em Natal se resolve no segundo turno, por isso, o partido analisará qual a melhor estratégia, para decidir seu posicionamento.
“Tenho conversado com vários atores políticos a respeito das eleições municipais, naturalmente, quem conduz a sucessão é o nosso aliado Álvaro Dias. Vamos aguardar qual o posicionamento dele, mas claro que isso não significa que temos nossas preferências e identidade como partido político. Eu tenho tido o cuidado de conversar com alguns como o deputado Paulinho Freire; com deputado General Girão, que tem essa mesma pretensão; o senador Styvenson e com os nossos deputados federais, com os quais tenho um contato mais frequente em Brasília”, disse Rogério.