Enquanto vários Institutos de Pesquisas apontam a vitória do atual prefeito Emídio Júnior com larga margem de votos, a oposição em Macaíba, insiste em brigar com a realidade dos fatos. De março até setembro de 2024, foram registradas e divulgadas pesquisas de intenção de voto realizadas por oito diferentes institutos. Sete empresas – TSdois, Item, Data Vero, Data Census, Exatus, Agora Sei e Seta – apontam ampla vantagem e a consolidada reeleição do prefeito Emídio Júnior.
Mas Netinho França, candidato da oposição, voltou a utilizar em suas redes sociais uma pesquisa eleitoral realizada em julho, portanto há dois meses, feita pelo único instituto que apontou suposto empate técnico entre ele e o prefeito Emídio Júnior. A pesquisa chegou inclusive a ser suspensa pela primeira instância da Justiça Eleitoral.
Faltando seis dias para o pleito, o prefeito Emídio Júnior caminha para uma reeleição tranquila, não apenas pelos números das pesquisas, mas também pelas grandes mobilizações que tem conseguido fazer ao lado da sua candidata a vice-prefeita Raquel Barbosa e dos 54 candidatos a vereador. O prefeito de Macaíba teve uma das maiores convenções do Estado, com um público estimado de 6 mil pessoas e ontem (29/09) reuniu cerca de 15 mil pessoas na maior passeata da história do município.
As últimas três pesquisas divulgadas foram realizadas por três institutos diferentes e trazem realidades semelhantes. Pesquisa Seta, divulgada no dia 18 de setembro, registrada no TSE sob o número RN – 05599/2024, aponta uma vantagem de 30 pontos percentuais de maioria de Emídio sobre Netinho. No cenário estimulado Emídio Júnior tem 48,7% contra 18,7% do vice. O Data Census, divulgado no dia 22 de setembro, com o registro TSE RN-04739/2024, traz Emídio com 60,2% das citações contra 21,6% de Netinho, uma vantagem de 38,6 pontos.
Na mais recente pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (30/09), registrada no TSE sob o número RN – 09601/2024, o prefeito Emídio Júnior tem 70,4% dos votos válidos contra 26,8% de Netinho, no cenário estimulado. Nominalmente, Emídio tem uma vantagem de 35,3 pontos, sendo citado por 57% dos entrevistados contra 21,7% de Netinho.