O judô do clube potiguar Desportivo Rio Grande/Nagashima conquistou um grande feito ao classificar 15 judocas para o Campeonato Brasileiro de Judô nas classes Sub-13, Sub-15, que acontecerá no mês de setembro, em Curitiba/PR, e outros dois para o Brasileiro Sênior, em Vila Velha/ES. A competição nacional é a mais esperada pelos atletas, pois vai valer pontos importantes na corrida pelas vagas na Seleção Brasileira de Judô.
Pelo Sub-15, feminino, uma dos atletas destaques e com grandes chances de medalha de ouro é Júlia Almeida, que no ano passado foi bronze nos Jogos Escolares Brasileiro (JEBs 2022), além de ser a atual campeã regional 2023, até 58kg. Outras atletas como Leticia Gabriela Soares de Oliveira (ligeiro) e Ryanna Julie Dantas Cunha (pesado) também se classificaram na seletiva estadual realizada pela Federação Norte-rio-grandense de Judô (FJERN).
O Desportivo/Nagashima também classificou dois atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro Sênior, que será realizado em novembro, na cidade de Vila Velha/ES. Na seletiva estadual se classificaram na na categoria masculino, o judoca Matheus Santos que tentará usar de sua experiência para avançar na competição. O atleta que já venceu na categoria até 100kg, estará mais uma vez inserido no palco nacional de eventos em busca de um sonho que é a tão almejada medalha de ouro na fase nacional.
A segunda vaga ficou com a atleta Maria Alice Cunha, que de forma inédita, será a primeira judoca a lutar o sênior com apenas 15 anos, na categoria até 57kg, Maria que fez boa passagem pelas classes da base conquistando várias medalhas nacionais. Maria Alice foi bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e pegou outro terceiro lugar no Brasileiro Sub-15 de 2022, além um ouro, uma prata e um bronze no Campeonato Regional.
De acordo com o técnico da equipe de judô do Desportivo, sensei Anderson Araújo, as expectativas são animadoras. “Esse grupo tem muita experiência acumulada, tem participado das maiores competições do país, e vamos viajar com a certeza de que não voltaremos de mãos vazias de Curitiba”, disse o sensei. O Desportivo Rio Grande é patrocinado pelo Favorito, através do Programa RN+ Esportes do Governo do Rio Grande do Norte.