Com o tema “Avaliação e Recomposição das Aprendizagens: Desafios e Perspectivas para Garantir a Equidade”, a Jornada Pedagógica 2025 movimenta a rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Realizado pelo Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), o evento propõe um espaço de planejamento e reflexão para aprimorar as práticas pedagógicas, com foco na recuperação das aprendizagens e na promoção da equidade educacional.
Construída de maneira regionalizada, a jornada é composta por 16 encontros distribuídos entre as sedes das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs). As atividades estão acontecendo em Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assú, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara.
A recomposição das aprendizagens e as práticas avaliativas justas estão no centro de todos os painéis de discussão. “O tema da jornada permite o exame crítico de nossa prática pedagógica e das estratégias necessárias para assegurar que todos os estudantes tenham acesso a uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora. Isso requer não apenas a mobilização dos educadores e gestores, mas também o engajamento das famílias e de toda a comunidade escolar, reconhecendo que a educação de qualidade é um direito inalienável e uma responsabilidade compartilhada”, frisa a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN, durante a abertura da jornada da regional de Natal.
A Jornada é voltada para gestores escolares, diretores e coordenadores pedagógicos das DIRECs, reforçando a importância do planejamento conjunto e do alinhamento das diretrizes pedagógicas. Entre os desafios destacados no evento, estão a evasão escolar, o impacto das reprovações no desempenho dos alunos e a preparação para avaliações externas, como o SAEB.
Além de promover a troca de experiências entre os profissionais da educação, a jornada busca fortalecer o engajamento de gestores e professores no planejamento das atividades escolares. A ideia é consolidar a educação estadual como referência em equidade, inclusão e inovação, garantindo um ensino de qualidade para todos os estudantes.