Por Carol Ribeiro
“O ano de 2025 não terá sorteio, terá matrícula”, garante a coordenadora do trabalho de transição, Joanna Guerra, vice-prefeita eleita em Natal, na chapa com Paulinho Freire. A falta de vagas nas creches de Natal e o sorteio para crianças foi uma das principais promessas de campanha do prefeito eleito, e segundo Joanna, está sendo foco do trabalho de transição, já que a situação precisa ser solucionada antes do começo do ano letivo.
“A gente dentro dessa transição já vem trabalhando isso, tanto em relação à discussão sobre o orçamento que está sendo votado na Câmara Municipal, quanto em relação ao município do Natal; a gestão do prefeito Álvaro Dias, possivelmente, ainda vai entregar pelo menos mais dois ou três CMEIs ampliados, que representam pelo menos mais 1.200 vagas dentro da rede pública de educação do município. Então, isso já nos ajuda a ampliar o número de vagas”, explica Joanna.
Ela esclarece, ainda, que está realizando um diagnóstico da estrutura dos Centros de Educação Infantil para otimizar espaços. “A gente tem algumas escolas, por exemplo, que a sala interativa ocupa um espaço muito grande, desnecessário, que poderia estar num espaço menor e a gente dividir aquela área em duas salas, por exemplo. Então, a gente está fazendo uma análise de infraestrutura para poder aumentar o número de vagas”.
De acordo com a atual secretária municipal de Concessões e Parcerias Público-Privadas, a ampliação de espaço físico são as soluções iniciais, mas caso haja demanda que exija a criação de mais vagas de imediato, Joanna explica que a Prefeitura partirá para o plano de vouchers em escolas particulares. “Se ainda assim, de acordo com as matrículas, houver algum tipo de excedente, a gente comprará os vouchers. A gente tem esse mapeamento dessas escolas privadas e desde que elas atendam ao requisito mínimo de qualidade de ensino, a gente vai adquirir esses vouchers”.
Transição de gestão
“Tem sido uma transição tranquila. São duas equipes que conversam muito bem. O objetivo tem sido alcançado, com uma transição muito transparente, muito serena, porque o nosso interesse é continuar uma gestão que vem dando certo”, afirma.
Os trabalhos da equipe composta por 55 pessoas começaram no dia 14 de novembro. Álvaro Dias (Republicanos) e Paulinho Freire (UB) abriram os trabalhos de transição da atual gestão com 30 nomes e 25 da gestão eleita. A vice-prefeita eleita e atual secretária municipal de Concessões e Parcerias Público-Privadas, Joanna Guerra, e o deputado estadual licenciado, Adjuto Dias, dividem a coordenação do processo. Designada pelo sucessor de Álvaro, Joanna Guerra, é a porta-voz dos trabalhos.
“Obviamente que será uma gestão que terá a cara do novo prefeito, Paulinho Freire, o perfil dele, a personalidade dele, que tem os projetos e compromissos que foram apresentados durante a sua campanha. Nós temos projetos inovadores que foram apresentados a população na área da educação, na área saúde, na área da mobilidade urbana, teremos algumas ações que pretendemos implantar já no primeiro ano de forma imediata”, diz.
Além do “olhar humanizado para as comunidades”, a vice-prefeita eleita diz que aumentar as notas de Natal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “O Ideb dos anos finais, dos anos iniciais, vamos sempre buscar melhoria, porque a melhoria significa que a gente está entregando para o nosso cidadão, para a nossa juventude, uma base para um futuro melhor, para uma perspectiva de vida melhor”, analisa.
De acordo com o calendário de reuniões da Comissão de Transição, encerra hoje (28) o período de produção de relatórios parciais da equipe de Álvaro Dias. De 28 de novembro a 12 de dezembro, a análise dos relatórios parciais pela equipe de Paulinho Freire. De 12 a 20 de dezembro, a produção de relatórios finais, pela equipe da atual gestão. Até 8 de janeiro, acontecem os últimos ajustes pelas duas equipes.
Os dados coletados pela Comissão de Transição estarão em um relatório final a ser entregue em 8 de janeiro ao prefeito eleito de Natal, deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). Já o Relatório Técnico Conclusivo, devidamente acompanhado da documentação que subsidiou a sua feitura, deverá ser entregue pela Comissão ao Prefeito eleito, até o 15º dia útil após a posse, no dia 1º de janeiro, do prefeito Paulinho Freire.
Secretariado
Sobre o secretariado, a porta-voz da transição afirma que a decisão fica à cargo de Paulinho e que nenhum nome foi adiantado pelo deputado estadual. “O que Paulinho sempre me disse é que a equipe de transição não significa a equipe do secretariado”, pontua.
A equipe de transição inclui nomes como o filho do prefeito Álvaro Dias, deputado estadual Adjuto Dias, o atual secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a vereadora Nina Souza e Artur Dutra, advogado, que coordenou a campanha de Álvaro Dias.
A atual secretária de Álvaro e futura vice-prefeita também não adiantou se deverá ela mesma assumir alguma pasta na nova gestão. “A minha disposição é de contribuir com a cidade de Natal.
Se surgir algum convite do Paulinho, eu vou precisar saber, analisar, obviamente, mas o meu objetivo é fazer uma gestão próxima de Paulinho, de forma que eu consiga contribuir com a cidade, porque eu devo isso aos mais de 222 mil eleitores que apostaram em Paulinho e apostaram em Joanna também”, complementa Joanna.