Por Alessandra Bernardo
O cenário político em São Gonçalo do Amarante ganha novos contornos com a possível aliança eleitoral entre o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado (PSD) e o senador Rogério Marinho (PL). Seria um panorama “tranquilo” nas eleições municipais se o congressista, representante da extrema-direita no Rio Grande do Norte e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não tivesse uma forte divergência com a governadora Fátima Bezerra (PT).
Auxiliar do primeiro escalão do governo estadual, Calado estaria buscando uma aliança para consolidar seu palanque na disputa pela Prefeitura Municipal. Neste movimento político, o secretário pode incluir o senador bolsonarista, que vem costurando uma articulação com a deputada estadual Terezinha Maia (PL) para definir o nome do vice na chapa liderada por Jaime. E o nome que pode vir a completar a chapa majoritária é a de Emília Maia, filha de Terezinha e do ex-prefeito Paulo Emídio, falecido em maio de 2022.
Detalhes das estratégias eleitorais entre a deputada e o senador, visando fortalecer a presença do partido nos municípios do Rio Grande do Norte foram discutidas durante uma reunião nesta terça-feira (9), entre a deputada Terezinha Maia e o senador Rogério Marinho. “Na pauta, o planejamento da estratégia do partido para as eleições municipais de 2024, que terá o comando do senador”, escreveu a parlamentar, em suas redes sociais.
Prefeito do quarto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016, Jaime Calado foi procurado pela reportagem do Diário do RN nesta quarta-feira (10) para comentar a possível aliança com Rogério Marinho, mas não retornou as mensagens até o fechamento desta edição.
JAIME PERMANECE CALADO
Discreto em seus posicionamentos, Calado afirmou recentemente que seu partido, o PSD, terá candidatura própria em São Gonçalo em 2024, mas não adiantou nomes, sequer confirmou ou desmentiu sua pré-candidatura – conforme circula nos bastidores da política local. Ele apenas comentou que “é muito cedo para falar sobre eleições” e que seu foco era continuar à frente da pasta estadual.
GOVERNO NÃO SABE DE ALIANÇA
Consultado pela reportagem do Diário do RN nesta quarta-feira (10) sobre o assunto, o secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Raimundo Alves, afirmou que a gestão não recebeu nenhum comunicado sobre uma possível aliança entre Jaime Calado e Rogério Marinho, visando as eleições em São Gonçalo do Amarante. “Não temos nenhuma informação nesse sentido”, disse.
JAIME LIDERA PESQUISAS
Na última pesquisa de intenção de votos em São Gonçalo do Amarante, realizada pelo Instituto Datavero e divulgada pelo Diário do RN em 28 de dezembro passado, o secretário Jaime Calado lidera a corrida pela sucessão no município.
Citado por 41,8% dos eleitores consultados no cenário estimulado – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados -, ele aparece à frente do prefeito Eraldo Paiva (PT), com 18,4% das citações e Poti Neto (PSB), com 7,6%, respectivamente.
Já no cenário espontâneo, Jaime Calado – que já foi prefeito do município por duas gestões – lideraria com 29,3% das intenções de votos, sendo seguido pelo prefeito Eraldo Paiva com 18% das citações.
Em um distante 3º lugar, aparece Poti Neto, com 1,8%; seguido por Alexandre Cavalcanti com 0,4% e, empatadas em 5º lugar, surgem a deputada Terezinha Maia e a senadora Zenaide Maia (PSD), ambas com 0,2% das citações.