Em 2023, a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (Jucern) atuou na realização de ações visando contribuir com o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Norte, com foco na simplificação e acessibilidade aos serviços. Dentre as ações, destacam-se a Junta 100% Digital e a ampliação e atualização de atos via sistema integrador estadual, o Redesim RN, além das parcerias e inovações realizadas pela equipe da Jucern em prol do usuário e da melhoria do ambiente de negócios no estado.
Modernização da JUCERN e Sistema REDESIM
O sistema do Redesim RN passou por atualização para inserção de novos módulos e eventos que facilitam a vida do empreendedor. Já é possível fazer o registro 100% automático de atos societários EI e SOCIEDADE LIMITADA – constituição e baixa, também já está em fase de testes o registro automático dos atos de alteração. Outra grande ação foi a implementação do Pix para o pagamento de taxas. A novidade traz mais rapidez para o andamento dos processos, uma vez que o contribuinte não precisa esperar pela compensação bancária. Os investimentos em tecnologia permitiram que hoje o Redesim funcione 24h por dia e 7 dias por semana, sendo possível que o usuário dê entrada em qualquer trâmite empresarial, sem depender de horário de expediente.
Desenvolvimento Tecnológico
Os investimentos em tecnologia também contribuíram para que a Jucern ampliasse o número de atendimentos, estando disponível não apenas de modo presencial, mas também online. Em 2023 foram registrados 25,3 mil atendimentos presenciais (sede e unidades descentralizadas) e mais de 16 mil atendimentos online. Com a Junta 100% digital também foi possível a ampliação da entrega de serviço e em tempo recorde, foram 54 mil processos analisados e quase 24 mil certidões emitidas. O Governo do Estado, por meio da Jucern, também investiu em business intelligence (BI), como forma de dar retorno mais célere e seguro para as análises econômicas e gerenciamento das ações e necessidades do órgão.
Capacitação
Capacitar servidores e demais envolvidos no registro empresarial para desburocratizar, simplificar, e padronizar a análise dos processos de legalização de empresas também foi foco de ações. Foi realizado o I Fórum Redesim do estado. Com inscrições gratuitas, a Jucern levou capacitação para empresários, servidores e demais órgãos envolvidos no processo de abertura e legalização. Ainda tratando de capacitação, servidores da Jucern participaram do 14° Workshop SIGFácil, realizado em João Pessoa, com intuito de aprimorar parcerias para o compartilhamento de dados entre as instituições do convênio Redesim, a fim de dar maior celeridade, segurança e padronização para as informações empresariais.

