O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta quinta-feira (15) que o número de aposentados e pensionistas que contestaram descontos não autorizados e solicitaram reembolso chegou a 1.051.238. Os dados foram atualizados às 17h e mostram um aumento significativo nas contestações, com mais do dobro das solicitações em comparação ao primeiro dia, que registrou 473.940 acessos pelo aplicativo Meu INSS.
Esse serviço de devolução é a primeira etapa do processo de ressarcimento por cobranças indevidas nos contracheques dos beneficiários. A medida foi implementada após investigações da Polícia Federal e da Corregedoria-Geral da União, que identificaram fraudes relacionadas a descontos indevidos. Como resposta, o Governo Federal determinou o ressarcimento a todos os prejudicados e o bloqueio de bens e contas bancárias de associações suspeitas.
>>Clique aqui para entrar na comunidade de notícias do Diário no WhatsApp
Balanço até as 17h desta quinta-feira:
- Acessos ao Meu INSS: 23.543.243
- Consulta aos Descontos: 4.325.884
- Usuários sem descontos: 1.993.237
- Consultas sobre entidades associativas: 1.069.201
- Solicitações de reembolso: 1.051.238
- Descontos autorizados: 17.963
- Atendimentos pelo Meu INSS (app e site): 991.130 (92,7%)
- Atendimentos pela Central 135: 78.071 (7,3%)
- Entidades Contestadas: 41
Como Contestar Descontos Indevidos
Desde quarta-feira (14), os beneficiários podem verificar se os descontos associativos em seus benefícios foram autorizados acessando o aplicativo ou site Meu INSS com CPF e senha, na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
Caso não tenha autorizado o desconto, o usuário deve clicar na opção correspondente, recebendo uma confirmação da solicitação de contestação.
As entidades têm um prazo de até 15 dias úteis para responder às contestações, e os aposentados podem acompanhar a situação pelos canais oficiais do INSS. Não há prazo limite para solicitar a contestação, permitindo que os beneficiários verifiquem suas situações com calma.
O INSS alerta que não realiza ligações ou enviam mensagens para informar sobre reembolsos. O contato oficial será feito exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, recomenda-se ligar para a central de teleatendimento pelo número 135.
Como Acessar o App Meu INSS
O aplicativo está disponível gratuitamente nas plataformas App Store (iOS) e Google Play Store (Android). Após o download, é necessário criar uma conta com login e senha usando o CPF.
Fique atento às informações oficiais disponíveis no site do INSS (gov.br/inss) e nas redes sociais verificadas do Instituto para evitar fraude.