Empresários de Nísia Floresta criaram a Associação Nísia Floresta Convention & Visitors Bureau e em trabalho com a prefeitura, visam melhorar o desenvolvimento do turismo na região. Sidnesio Moura, presidente da Associação Brasileira de Turismo Religioso foi eleito o presidente da associação e pontua qual é o propósito da iniciativa: “A associação tem o objetivo de fortalecer o trade turístico de Nísia Floresta e sobretudo, atrair um forte do turismo local, que tem o maior atrativo natural do RN, são mais de 20 lagoas, e também tem o maior número de segmentos no turismo; náutico, gastronômico, esportivo, cultural, uma infinidade de segmentos dentro de Nísia Floresta”.
A associação é composta por empresários de vários ramos, hotelaria, gastronomia, esporte, cultura, lazer, dentre outras especificações. Sidnesio conta ainda quais são os primeiros rumos que a associação pretende tomar a partir de agora: “Um dos primeiros trabalhos será o festival gastronômico de Nísia Floresta, estamos nos organizando para realizar em outubro e será uma das primeiras atividades. Além de criar um calendário fixo do destino Nísia, dentro da sazonalidade, da baixa estação, para alcançar um número turístico. Essa parceria de público-privada visa trazer o fomento do turismo”.
Sidnesio ressalta um dos pontos fortes de Nísia e de como isso deve ser levado em consideração: “Ela tem o maior destino de atrativos naturais do RN, e também existe toda essa questão do turismo de aventura. Precisamos colocar que Nísia Floresta tem hotéis 4 estrelas, são mais de 1.500 leitos e temos que expor isso para toda a população do RN e para os turistas que vêm nos visitar. A demanda turística é muito forte em outros estados também, como o Ceará, por exemplo”.
E o quando o assunto empresarial é o esporte Lizz Britto entende bem, ela é diretora da Trilhando Esportes e reforça que o segmento é indispensável para o turismo, pois segundo ela, o esporte é uma grande plataforma de inclusão, de lazer, saúde e qualidade de vida: “Sabemos o potencial que o município tem e o quanto ainda pode aflorar para sediar grandes eventos, impulsionando o turismo local e regional, mostrando Nísia Floresta para o RN e para o mundo”.
De acordo com Lizz, Nísia está propícia ao crescimento de vários segmentos como o esporte, lazer, turismo, história e cultura, para agregar na modernização, respeitar a natureza e trazer benefícios e bem-estar para todos: “A associação vem para impulsionar a economia local, regional e o turismo, que se associa ao bem-estar da economia. A literatura de Nísia Floresta mostra histórias bonitas e neste caso, o esporte também pode contribuir com essa história.”
A escolha de Sidnesio Moura para o cargo não foi por acaso, os empresários levaram em consideração inúmeros fatores e sobre a atuação dele no turismo local, Liz reforça: “Sidnesio tem uma visão importante para que isso aconteça, é inovador e sabe o potencial que o município tem. Ele estuda, tem a expertise sobre isso e puxou esse segmento para impulsionar o RN”.
Felipe Ferreira é proprietário do restaurante Pimenta com Sal, também integra a associação, e afirma que a ação representa o fortalecimento do vínculo entre os empresários para uma evolução turística da cidade: “Queremos criar um festival gastronômico e aumentar a visibilidade da nossa cidade em outros estados. Nossa região é uma das melhores no RN, temos uma orla incrível e mais, lagoas e rios também”, ressalta.
Ele reforça que os pontos fortes de Nísia são as belezas naturais, no entanto, também destaca um ponto que precisa de melhoria: “É a falta de divulgação da nossa cidade, para nos tornarmos mais conhecidos. Nós não somos o litoral sul de Natal, somos a cidade Nísia Floresta”.
Para ele, há um motivo indispensável para que Sidnesio fosse escolhido como presidente da associação: “O Sidnesio hoje tem um papel muito importante para nós, ele conhece nossa cidade, sabe o que funciona e não funciona no turismo em geral, é um excelente profissional que sabe o que está fazendo. O que motivou a escolha é que ele é resolutivo no que temos que melhorar e no que não podemos errar”.
A partir de agora, a associação vai buscar cada vez mais fortalecer a demanda turística, participar de feiras, seminários e congressos para além de adquirir mais conhecimento, disseminar o nome de Nísia Floresta e sua importância, não somente para todo o estado, mas para todo o Brasil, e quem sabe, do mundo.