Em um importante passo para garantir segurança hídrica e desenvolvimento para o Rio Grande do Norte, o Governo Federal destinou recentemente R$ 46 milhões para dar continuidade às obras do Complexo Hidrossocial Oiticica. Esses recursos serão fundamentais para a elevação do barramento, a construção das agrovilas e serviços complementares, como estradas de acesso e implantação da rede de energia elétrica.
A construção da Barragem Oiticica é uma das obras prioritárias apresentadas pela Governadora Fátima Bezerra ao Ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, no início do mês. Com 95% das obras físicas concluídas, a barragem terá capacidade para armazenar 598 milhões de metros cúbicos de água, beneficiando 43 municípios e cerca de 800 mil pessoas, tornando-se o terceiro maior reservatório do estado.
Além de fornecer água para consumo humano e produção, a Barragem Oiticica terá um impacto positivo na prevenção de enchentes na região. O Complexo Oiticica inclui obras físicas da barragem principal e barramentos auxiliares, reassentamento da comunidade de Barra de Santana e agrovilas, além de obras complementares como licenciamento ambiental e resgate arqueológico.
“Essa é mais uma grande conquista para o povo do Rio Grande do Norte. A conclusão da Barragem Oiticica vai garantir segurança hídrica, criar oportunidades de trabalho e renda, e impactar positivamente mais de 40 municípios”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. A obra, que teve início em 2003, representa uma transformação na qualidade de vida dos moradores da região.