“A gestão Fátima está uma decepção. Já a gestão Lula, um desastre”, afirmou o ex-deputado estadual José Adécio, ao fazer uma avaliação crítica sobre os primeiros seis meses das administrações da governadora Fátima Bezerra e do presidente Lula, ambos do PT, nesta segunda-feira (12). Aposentado da política após oito mandatos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o veterano citou alguns pontos que, a seu ver, precisam ser corrigidos de forma urgente pelos dois gestores petistas.
“Não é nada de pessoal contra a governadora Fátima Bezerra e o presidente Lula. É apenas a minha opinião, como cidadão norte-rio-grandense e brasileiro. Fui colega de Fátima na Assembleia Legislativa do Estado por oito anos, mas, infelizmente, sua gestão está uma decepção. Vejo as coisas como são e não como gostaria que fossem”, desabafou José Adécio.
O ex-deputado citou como problemas graves, que necessitam de maior atenção e cuidados pelo governo do Estado, a malha rodoviária estadual, por apresentar inúmeros pontos em precariedade com buracos, falta de sinalização e problemas estruturais. Nem mesmo a operação tapa-buracos, anunciada pela governadora no mês passado, está resolvendo a situação, que é fonte de reclamação por vários parlamentares estaduais. “As rodovias estaduais do Rio Grande do Norte estão quase intransitáveis”, disse.
Para ele, a governadora precisa investir mais nas três áreas importantes para a população, sobretudo a carente: Saúde, Educação e Segurança Pública, que passam por situações de caos. “A Saúde está muito precária, não tem nem o que questionar, os problemas estão aí para todos verem. A Educação está deixando muito a desejar e a Segurança Pública está horrível. Para completar, Fátima anunciou que não haverá aumento este ano para o funcionário público estadual”, desabafou.
Já sobre os primeiros seis meses da gestão do presidente Lula, a terceira do ex-metalúrgico petista, o ex-deputado estadual também não tem boas perspectivas. “A gestão Lula é um desastre. Aumento do número de ministérios, ministros despreparados e até envolvidos em casos de corrupção. Também há casos de cooptação de senadores e de deputados federais com emendas do orçamento secreto”, citou.
O ex-parlamentar citou ainda problemas como desmatamento, que continua alto no país, sobretudo na região Amazônica e as constantes viagens internacionais do presidente Lula, que podem gerar especulações negativas por parte da oposição. “O desmatamento continua acentuado na Amazônia, infelizmente. Tem ainda o caso dos recursos públicos prometidos à Argentina, que está em crise”, falou.
E citou a recente visita do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, que esteve no Brasil na semana passada. “O recebimento do ditador da Venezuela, com honras militares, pegou mal. Tem ainda essa questão dos gastos exorbitantes para a aquisição de mobília para o Palácio da Alvorada e as seguidas visitas ao exterior com comitivas exageradas. Enfim”, finalizou José Adécio.