As chuvas intensas registradas nos últimos dias na região do Seridó proporcionaram uma recarga expressiva nos reservatórios do Rio Grande do Norte. O Açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, em Acari, acumulou mais de 1 milhão de metros cúbicos de água em apenas 24 horas, elevando seu volume para 33,34 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 75% da capacidade total. O aumento é significativo quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando o reservatório estava com menos de 5% e o abastecimento de Currais Novos e Acari estava sob ameaça de colapso.
Além do Gargalheiras, outros reservatórios da região do Seridó também receberam reforço no volume hídrico, conforme relatório do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn). O Açude Zangarelhas, em Jardim do Seridó, subiu para 2,91 milhões de metros cúbicos (36,85% da capacidade), enquanto o Açude Público de Cruzeta acumula agora 20,52 milhões, representando 87,13% da capacidade total.
A Lagoa do Bonfim, que abastece a Adutora Monsenhor Expedito e tem papel estratégico no fornecimento de água para o Agreste Potiguar, também registrou aumento, atingindo 48,94 milhões de metros cúbicos (58,09%). Outros reservatórios menores, como o Açude Sossego, em São Fernando, e o Riachão, em Rodolfo Fernandes, também apresentaram incrementos no volume armazenado.
O maior reservatório do estado, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, acumula atualmente 1,562 bilhão de metros cúbicos, o que corresponde a 65,84% da capacidade. A Barragem Santa Cruz do Apodi registra 70,15%, enquanto a de Umari, em Upanema, chegou a 76,94%. No total, os 65 reservatórios monitorados pelo Igarn armazenam 2,77 bilhões de metros cúbicos de água, alcançando 60,97% da capacidade total – o maior volume registrado desde 2012. A barragem Dinamarca, em Serra Negra do Norte, foi a primeira a atingir 100% da capacidade este ano.
Para os meses de fevereiro, março e abril de 2025, a condição esperada é de chuvas próximas da condição climatológica devido às condições presentes nos oceanos.