Por Carol Ribeiro
O segundo debate eleitoral realizado com candidatos dos municípios do Rio Grande do Norte para as eleições de 2024 vai colocar, desta vez, os postulantes de Parnamirim frente à frente para debater sobre a disputa eleitoral e o município. No entanto, a candidata Nilda (Solidariedade) deverá fugir do confronto e não participar do momento destinado a mostrar à população os pensamentos e propostas para sua cidade, que está marcado para hoje, 14, às 22h15, na Band RN.
De acordo com a assessoria de imprensa da candidata, ela não confirmou presença no debate. Já segundo a direção da Band RN, a equipe de campanha da Professora Nilda não participou sequer das reuniões de produção do debate, o que indica que ela não vai estar presente.
Além dela, Parnamirim tem Salatiel de Souza (PL), Daniel Rizzi (Novo), Marciano Júnior (Avante) e Professor Eron (PT) como candidatos. No entanto, a tendência é que a disputa seja polarizada entre a candidata do Solidariedade e o candidato do PL. Embora apareça à frente nas pesquisas eleitorais realizadas até agora, a variação entre os índices de Nilda e Salatiel, que já estiveram mais distantes, hoje alguns levantamentos apontam empate técnico entre os dois e a tendência é de que o embate possa se acirrar com o início da campanha eleitoral.
A participação de Nilda no debate pode contar negativamente para ela, caso cometa algum deslize ou erro cara a cara com seus opositores. Ela deve, então, repetir o comportamento de alguns candidatos que fogem ao debate eleitoral, por temer danos no seu desempenho eleitoral.
Por outro lado, tende a ser negativa também a ausência dela, já que os demais candidatos podem atribuí-la o título de “fujona”, já que se esquiva do espaço aberto à apresentação de propostas para Parnamirim, se evade de explicar alianças e posicionamentos políticos e perde a oportunidade de apresentar seu perfil à população, dando espaço ao discurso dos opositores contra ela por este comportamento.
O debate será transmitido ao vivo pela TV aberta, mas também contará com uma transmissão no YouTube, IbandRN e Bandplay. Pelo Youtube, os espectadores terão acesso aos bastidores, enquetes ao vivo, e a oportunidade de participar ativamente enviando perguntas para os candidatos. Serão discutidos temas desde a economia e segurança pública, até a saúde e educação.