Com o objetivo de expandir e interiorizar as Escolas Médicas das Universidades Federais, transformando o hospital em centro universitário de formação na área da saúde, a gorvernadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra esteve nesta quarta-feira (07), em Brasília, com o Ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar da federalização do Hospital Telecila Fontes, de Caicó.
O hospital é vinculado à rede estadual de saúde desde 2011, o Telecila já funciona, efetivamente, como Unidade de Apoio às Ações Acadêmicas, ofertando atividades de ensino e treinamento em serviço para alunos de formação técnica, graduação e de pós-graduação. Isso porque Caicó é sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, que reúne os campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.
Principal porta de urgência e emergência da região, atualmente o hospital passa por obras de ampliação do Centro Cirúrgico e da Clínica Médica para implantação de 24 novos leitos, além de sala para instalação de um novo aparelho de Raios-x.
Com os investimentos realizados nos últimos anos, o Telecila é referência de ortopedia na região, tendo realizado 860 cirurgias de urgência desse tipo em 2023. No hospital são atendidas, em média, 8 mil pessoas por mês e realizadas 350 internações de pacientes, oriundos majoritariamente dos 25 municípios do Seridó potiguar.