Memórias boas ou ruins que se constroem na infância podem durar uma vida inteira, mas alguns momentos, por mais difíceis que sejam, podem ser ressignificados. Foi assim que a estilista e empresária Narcisa Costa viu, na vida adulta, uma oportunidade de transformar a dor de sua infância difícil e sem condições de ter um brinquedo, em um sorriso para crianças em vulnerabilidade social. “Eu até costumo falar que as pessoas que doam um brinquedo estão dando a mim para que eu conecte essas crianças a esse movimento, sem elas nem me conhecerem. O presente que eu dou geralmente é conectá-las com algo que eu não tenho, proporcionar para as crianças o que eu não tive na minha infância”.
Às vésperas do tão esperado dia das crianças, o Ateliê Narcisa Costa, já estava repleto de sacolas com bonecas, bolas e outros brinquedos que já começavam a chegar de doações de clientes e amigos, a estilista comemora a iniciativa que surgiu este ano, após uma campanha de arrecadação e doação de roupas de sua outra empresa a Ajuste Lá, um momento que ela percebeu que a necessidade que as crianças tinham não era só de roupas, mas de brinquedos, de algo que pertencesse a elas de uma forma simbólica além das vestimentas.
Naquele momento, Narcisa revisitou o próprio passado, pois na infância, ela brincava com uma boneca feita de sabugo de milho: “Eu fico toda arrepiada quando falo sobre isso, porque eu acho que é algo que tem dentro do meu coração, o fato de eu nunca ter e poder gerar esse movimento de conectar essas crianças é algo que realmente me deixa muito feliz e grata. Eu acho que quando a gente tem amigos, a gente tem tudo, eu uso dessa generosidade dos meus amigos para conectar e fazer esse movimento social”.
Narcisa enfatiza a importância de fazer as doações com o coração, por meio de brinquedos novos ou usados, a única regra, em caso de brinquedos usados, é que estejam em boas condições, uma forma que ela denomina também como sustentável, o reaproveitamento de um item que por vezes, ao invés de ser descartado, pode ganhar um novo destino, ou endereço, neste caso.
“Não precisa ser um brinquedo novo, mas precisa ser um brinquedo que esteja em um bom estado, para que a criança consiga pegar e dizer assim, eu tenho esse brinquedo para mim”.
PROJETO NC SOLIDÁRIO POR NARCISA COSTA
A campanha para arrecadação de brinquedos segue até esta quarta-feira (11) e podem ser entregues no Ateliê Narcisa Costa, localizado na Av. Mipibu 543 – Loja 4, em Petrópolis e também na loja ‘Ajuste Lá’, localizada na Av. Rodrigues Alves 650, Loja 01, em Tirol. No final da campanha, haverá um evento especial para as 120 crianças contempladas com a ação, na Pousada Urca do Minhoto em São Bento do Norte-RN, onde elas serão presenteadas com os brinquedos arrecadados.