Os três dias da 20ª edição da RuralTur, realizada no município de Currais Novos, movimentaram intensamente a cidade-sede do evento e seu entorno. Além do aumento no fluxo de pessoas, o evento trouxe um significativo incremento à economia local e destacou a infraestrutura turística da região. Nesse contexto, o Sebrae no Rio Grande do Norte preparou os empreendedores locais com o Prepara RuralTur — uma Jornada de Alimentação e Hospedagem que proporcionou conhecimentos estratégicos para o fortalecimento dos negócios, tanto para os dias do evento quanto no longo prazo.
Para Jane Silva, chef de cozinha curraisnovense e empreendedora, os aprendizados fizeram grande diferença, especialmente na área de marketing, com orientações dos profissionais da área e sobre novas ferramentas do setor. Ela é proprietária de empreendimentos nas áreas de gastronomia e hotelaria em Cerro Corá: Parque das Aroeiras, Cafeteria Boungaville, Restaurante da Colina e Pousada Colina dos Flamboyants.
O Restaurante da Colina, inclusive, é o primeiro estabelecimento de alimentação da região a conquistar o selo Geofood, conferido a locais integrados a geoparques que utilizam ingredientes locais em seus pratos. Atualmente, três pratos do restaurante possuem o selo: o pudim de raspa de queijo de manteiga com melaço de rapadura e coco queimado; filé de sol com raspa de queijo manteiga e macaxeira frita; e o “Meu Seridó”, um filé de sol com arroz cremoso à base de queijo coalho e manteiga, acompanhado de pesto de coentro.
Além dos novos conhecimentos adquiridos, Jane destaca a importância do intercâmbio proporcionado pela RuralTur. “Recebemos visitantes da Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, que fizeram um roteiro gastronômico, conheceram todos os meus empreendimentos e aprenderam sobre a história por trás dos estabelecimentos. Essa troca nos dá visibilidade”, ressalta.
Como benefícios da participação na feira, a chefe também cita novas oportunidades de negócios, aprendizado com outros expositores, conexões e inspiração. “Conheci mais sobre a cultura de outros estados e fiquei encantada, por exemplo, com os produtos da Bahia, como o pão de jenipapo, o pão de licuri, a bala baiana feita com coco e a versão com licuri. Agora, já estou cheia de ideias!”, comenta, animada.
Prepara RuralTur
A iniciativa Prepara RuralTur reuniu 27 representantes de 20 empresas localizadas em Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá, três dos seis municípios que integram o Geoparque Seridó. Alguns empreendedores, com múltiplos negócios, optaram por destacar iniciativas específicas, totalizando 15 empreendimentos capacitados para o maior evento de turismo rural do Brasil.
As capacitações ocorreram em três encontros consecutivos, nos dias 29 de outubro, 5 e 12 de novembro, com o objetivo de preparar os participantes para atender às demandas do evento e, simultaneamente, fortalecer seus negócios de maneira sustentável.
De acordo com Maria Luiza Moura, gestora de Alimentação Fora do Lar do Sebrae-RN, os encontros abordaram temas como elaboração de cardápios, técnicas de atendimento ao cliente, práticas de governança e inovações para aprimorar a experiência de hospedagem. Além disso, os participantes receberam orientações sobre estratégias de posicionamento digital, visando promover suas marcas e conquistar novos públicos após o evento.
Somando ao incremento no faturamento das empresas durante os três dias da RuralTur, a jornada deixou ainda um legado de conhecimentos.
“Essa preparação não apenas fortaleceu o turismo rural na região, mas também gerou impactos positivos para os municípios do Geoparque Seridó, ampliando as oportunidades econômicas e promovendo o desenvolvimento local”, relata Maria Luiza Moura, gestora de Alimentação Fora do Lar do Sebrae-RN.
RuralTur 2024
A 20ª edição da RuralTur, Feira Nacional de Turismo Rural, acontece de 21 a 23 de novembro, na cidade de Currais Novos, no Largo do Coreto O Guarani, em um espaço de 6 mil m². O evento, que reúne mais de 4 mil pessoas, conta com 50 estandes e expositores de 8 estados brasileiros. Realizado pelo Sebrae-RN, em parceria com o Governo do RN e a Prefeitura de Currais Novos, a feira está consolidada como referência no setor, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável das áreas rurais por meio de uma programação rica e diversificada.