O novo processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrou em vigor na terça-feira (9). Desde o lançamento, o aplicativo CNH do Brasil registrou 7,4 milhões de usuários.
A plataforma do Ministério dos Transportes recebeu acessos de todos os estados e do Distrito Federal. São Paulo lidera o número de registros, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Mais de 270 mil pessoas iniciaram o curso teórico gratuito disponível no sistema.
Com o novo modelo, o candidato pode abrir o requerimento pelo celular, realizar o curso teórico oferecido pelo Ministério dos Transportes, assistir às aulas no aplicativo e acompanhar as etapas até os exames presenciais. O sistema permite que o procedimento inicial seja feito de forma digital, incluindo cadastro e agendamento dos exames práticos.
O programa CNH do Brasil prevê a simplificação de etapas e a ampliação das formas de preparação, com a possibilidade de reduzir o custo total para obtenção do documento, que pode chegar a R$ 5 mil em alguns estados. O modelo inclui também novas regras, como renovação automática para condutores sem registros de infração, uso exclusivo da versão digital da CNH e redução de 40% nos valores dos exames médico e psicotécnico.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação e outros 30 milhões têm idade para iniciar o processo, mas não o fazem principalmente devido ao custo e à burocracia.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o volume de acessos e de inscritos no curso teórico demonstra a demanda por mudanças no modelo anterior. “O programa vem atender às necessidades daqueles que mais precisam. Ter a carteira de habilitação é cidadania, autonomia e também a chance de ter melhores condições de vida”, afirma.

