DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO RN E DO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO NORTE
Acompanhando a Governadora Fátima (PT) durante missão oficial na Europa para tratar sobre energia renovável, Hugo Fonseca, secretario adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC/RN), destacou uma série de estratégias e iniciativas que visam impulsionar o crescimento sustentável e a prosperidade regional como: a Maturidade na Profissionalização da Mão-de-Obra, a Interiorização da Indústria de Energia, a criação e a expansão de Parcerias Público-Privadas (PPP) em diversos setores, como saúde, educação, segurança pública e saneamento básico, como uma estratégia para atrair investimentos e melhorar os serviços públicos sem privatizar os recursos do estado. Trabalhar um planejamento estratégico cuidadoso visando garantir liderança no setor emergente de produção do Hidrigênio Verde. Atuação Proativa do Estado na Regulamentação do setor de energias renováveis, oferecendo segurança jurídica e atraindo investimentos de forma mais eficaz do que outros estados e investir em infraestrutura, como o projeto do Porto-Indústria Verde, para apoiar o crescimento econômico e garantir a competitividade no mercado de energias renováveis.
MÃO DE OBRA MADURA
Fonseca ressaltou que o RN alcançou um nível de maturidade na profissionalização da mão-de-obra graças às parcerias com instituições como o Senai, UFRN e UERN que foram fundamentais para elevar o nível de capacitação dos trabalhadores. Um esforço conjunto entre o governo estadual, instituições de ensino e a iniciativa privada para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
CAIÇARA DO NORTE
A construção do Porto-Indústria emerge como um marco para o desenvolvimento local. O projeto promete gerar empregos e atrair investimentos, impulsionando a economia da região. Com uma infraestrutura portuária moderna, o município poderá explorar novas oportunidades industriais e comerciais, ampliando sua relevância no cenário estadual e nacional.
POTENCIAL ECONÔMICO IMPULSIONADO POR INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS
O Nordeste brasileiro está posicionado para ter um papel de destaque no cenário econômico nacional. Impulsionado por investimentos públicos e privados com promessas de aportes que podem chegar a até 750 bilhões de reais nos próximos anos, a região surge como promissora para o crescimento econômico. Diversos fatores apontam para esse renascimento econômico.
Primeiramente, o Nordeste possui um vasto potencial em setores-chave, como energia renovável, turismo, agronegócio, indústria naval e exploração de Petróleo e Gás. Esses setores estão alinhados com as demandas atuais e futuras do mercado global, conferindo à região uma vantagem competitiva única.
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO PENAL
O IX Congresso Brasileiro de Direito Penal, marcado para os dias 17 e 18 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, já teve todas as suas vagas presenciais preenchidas, porém ainda oferece a possibilidade de participação online. Com uma proposta ampliada, o evento contará com mais de 100 palestrantes renomados distribuídos em três palcos distintos: o Palco EXPERIENCE, o Palco NOTORIUM TALKS e o Palco TRIBUNA CRIMINAL. Essa estrutura foi pensada para proporcionar aos participantes uma experiência diversificada e interativa, abrangendo uma ampla gama de temas dentro do Direito Penal e Processo Penal. Representando o Rio Grande do Norte, o renomado Advogado Rodrigo Cavalcanti, Doutorando em Direito pela UNIMAR, Mestre em Direito pela UFRN, Professor de Direito Penal e Processo Penal (UNP, UNIRN e UFRN), Advogado Criminalista e Presidente da ANACRIM/RN, irá ministrar uma palestra sobre “O papel do DREX no combate à lavagem de capitais”. As inscrições para a transmissão ao vivo do Congresso podem ser realizadas por meio do site oficial do evento: https://congressopenal.com.br.