Exatos dois anos e oito meses separam a primeira edição do Diário do RN deste número 500. Em mais de quatro mil páginas escritas, narramos acontecimentos públicos e demos luz aos bastidores. Números e cifras tiveram destaque em reportagens detalhadamente apuradas e documentadas. O compromisso com a inteligência do leitor não ficou só no slogan, foi cumprindo em cada palavra, pautado na ousadia, coragem, responsabilidade e, principalmente, sempre com a verdade.
O exercício do jornalismo independente deu ao Diário do RN credibilidade e respeito. O respeito não só de leitores em geral, mas também entre profissionais e veículos de comunicação que conhecem e vivenciam dia a dia os desafios da profissão e do mercado potiguar.
Parabenizando o Diário do RN pela edição de número 500, o Diretor Superintendente do Sistema Tribuna de Comunicação, Fernando Fernandes destacou o “feito grandioso, especialmente em tempos em que o digital domina e poucos acreditariam no sucesso de um impresso diário nascido nos últimos 36 meses”.
No último mês de março, o jornal Tribuna do Norte comemorou 75 anos. São mais de sete décadas sendo referência no mercado. “Para quem vive o jornalismo e conhece os bastidores da produção gráfica, sabe o tamanho do desafio. Num estado pequeno, onde o poder público concentra a maior parte da verba publicitária, manter um jornal independente é quase um ato de heroísmo”, declarou Fernando Fernandes em referência ao Diário do RN, finalizando sua mensagem se dirigindo aos diretores Túlio Lemos e Bosco Afonso “pela coragem de manter e acreditar na força da notícia impressa no Rio Grande do Norte”.
Diretor-geral do Agora RN, o jornalista Alex Viana saudou o Diário do RN relembrando uma antiga parceria: “Registro com admiração e respeito as 500 edições ininterruptas do Diário do RN, sob a liderança do jornalista Túlio Lemos — profissional vocacionado, talentoso e corajoso. Fomos parceiros no jornalismo político do Rio Grande do Norte, especialmente em O Jornal de Hoje, onde vivemos coberturas marcantes, que se tornaram referência no jornalismo político potiguar.
Após o encerramento daquele ciclo, em 2014, seguimos caminhos diferentes: eu fundei o Agora RN, que completa agora 10 anos de circulação ininterrupta como jornal impresso gratuito no Estado, com mais de 2.060 edições publicadas. Mais adiante, Túlio lançou o Diário do RN, que chega agora à marca de 500 edições impressas”.
Viana também destacou os desafios e a relevância do jornalismo impresso na era digital: “Como testemunha e gestor do Agora RN, sei o quanto é desafiador manter vivo um jornal impresso diário num mercado dominado pelo digital e marcado pela efemeridade das redes. Por isso, chegar a 500 edições é mais do que resistência — é a prova concreta de um projeto editorial viável, construído com consistência, credibilidade e propósito. Em tempos em que a atenção é dispersa e a confiança na informação é colocada à prova, o impresso permanece como uma âncora de referência e de responsabilidade”, acrescentando ainda que “Esses atributos — a curadoria dos fatos, a profundidade analítica e o compromisso com a verdade — fortalecem a reputação editorial e sustentam o lado comercial e financeiro do negócio. Leitor fiel é ativo. Marca forte é espaço publicitário valorizado. E isso o Diário do RN tem alcançado com mérito”.
Ousadia e credibilidade
Para o publicitário Erick Gurgel, sócio da Executiva Comunicação (Execom), “celebrar 500 edições é uma demonstração da força da informação de qualidade, comprometida com a verdade”.
Em tempos de velocidade e superficialidade, o jornal se mantém como um pilar de credibilidade e reflexão, com reportagens mais aprofundadas, mais estudadas e mais apuradas — algo essencial para uma sociedade mais consciente e participativa”. Ao desejar vida longa ao “jornalismo que constrói pontes entre o fato e o leitor”, Erick também destacou a comunicação “que escuta, apura, contextualiza e transforma a sociedade”.
Para José Ivan, diretor da Marca Propaganda, “a ousadia dos jornalistas Bosco Afonso e Túlio Lemos em aceitar o desafio em manter um jornal diário impresso e chegar às 500 edições, não é somente um feito, é uma marca. E nós, que fazemos a agência Marca, temos acompanhado o resultado do desempenho dos profissionais que atuam no DIÁRIO DO RN e que a cada dia conquista novos leitores pela sua forma plural como trata os acontecimentos”.
Nas páginas do DRN, uma história que acompanha a evolução da comunicação

Outro veterano no impresso é o jornalista Zé Alves, mais conhecido como “Dedé do Alerta”. Há 45 anos ele produz, redige, edita e põe na rua o periódico que circula por São José de Mipibu. Uma história que, em dois momentos, foi registrada pelo Diário do RN – nas edições de número 115 e 296.
Desde a tiragem inicial – de 40 exemplares mimeografados – ‘O Alerta’ passou por muitas transformações gráficas e a tecnologia também revolucionou a velocidade da informação e a forma de comunicar. “Sabemos que não é fácil, nos dias de hoje, com a instantaneidade das mídias sociais, colocar um jornal impresso nas ruas”, afirma Zé Alves. Dentro desse cenário, o jornalista cita o Diário do RN como “um meio de comunicação sério e responsável”, acrescentando que “durante todo esse tempo de circulação, o Diário do RN tem sido fonte confiável de informação, contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado, com um jornalismo comprometido com a verdade e a ética”.