A Prefeitura de Natal anunciou nesta segunda-feira (04), a inclusão da Praia da Redinha na situação de emergência devido à erosão costeira, conforme publicado no Diário Oficial do Município (DOM). O novo decreto, nº 13.211, foi assinado em 2 de outubro e se soma ao já existente para as praias de Ponta Negra e Via Costeira, conforme decreto nº 13.192.
A inclusão da Praia da Redinha na situação de emergência foi motivada pela identificação de sérios riscos pela Secretaria Municipal de Defesa Social (SEMDES) e outras autoridades locais. Um relatório destacou que várias barracas à beira-mar estão com estruturas em colapso, colocando em risco a segurança dos ocupantes. Além disso, há previsões de marés elevadas entre os dias 17 e 19 de outubro, o que pode agravar ainda mais os danos causados pela erosão costeira na área.
O decreto passa a valer a partir da data de sua publicação, com o objetivo de implementar medidas preventivas e emergenciais para mitigar os riscos na região.
Situação de emergência em Ponta Negra e Via Costeira
É importante lembrar que, em setembro, a Prefeitura já havia declarado estado de emergência por 90 dias nas praias de Ponta Negra e Via Costeira, em resposta ao avanço das marés que resultou na destruição de estruturas de drenagem e proteção costeira, assim como rampas de acesso. Essas ações visam salvaguardar a segurança da população local e a integridade do patrimônio paisagístico da cidade.