Neste domingo, dia 5 de outubro, acontece a prova do Concurso Público Nacional Unificado, o CPNU 2. Pela primeira vez, os candidatos vão poder usar documentos digitais para se identificar. De acordo com o edital do CPNU 2, são aceitos: o e-Título; a Carteira Nacional de Habilitação Digital; e a Carteira de Identidade Digital.
Todos precisam ser apresentados nos aplicativos oficiais, com login GOV.BR. Capturas de tela, PDFs, fotos ou cópias digitais não vão ser aceitas. Além disso, o documento deve ter foto legível e em condições de permitir a identificação, e o celular precisa estar carregado para mostrar o documento na entrada.
A conta GOV.BR é a porta de acesso aos documentos digitais. Ela tem três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. Quanto maior o nível, mais serviços digitais o cidadão pode acessar. Para subir de nível, o usuário pode realizar verificação por meio de reconhecimento facial, validação com contas bancárias credenciadas ou comprovação de identidade nos canais oficiais.
Para saber mais sobre o CPNU 2, acesse gov.br/gestao.