PL SEM CANDIDATO NA MAJORITÁRIA
No próximo ano de eleições os brasileiros vão eleger presidente da República, governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
Em razão da disputa entre as forças ideológicas lideradas pela esquerda, extrema-esquerda e pela direita e extrema-direita as disputas vão se voltar para que cada uma dessas alas eleja um maior número de representantes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal buscando também maior independência do chamado bloco Centrão, que hoje é que representa o ponto de equilíbrio.
Com esses projetos se viabilizando em favor de uma ou outra dos grupos ideológicos pode resultar, num primeiro momento, em dificuldades para o governo central que tenha a minoria no Congresso Nacional. Esse, sem dúvida, é um ponto preocupante, mas que faz parte das regras democráticas.
Mas quando nos voltamos para analisar o quadro em nível estadual entendemos que o Partido Liberal (PL), considerado o puxador de votos da direita ideológica e que está no comando diretamente com o objetivo de fazer um maior número de integrantes no Senado Federal, por exemplo, não terá nenhum postulante a disputar as duas vagas hoje pertencentes ao senador Styvenson Valentim (PSDB) e a senadora Zenaide Maia.
Do lado da esquerda ideológica deverão disputar uma das vagas para o Senado a atual governadora Fátima Bezerra (PT) e a de centro Zenaide Maia (PSD), enquanto que a direita ideológica – ao contrário do que prega seus líderes nacionais – não terá nenhum representante na disputa, em se tratando de Rio Grande do Norte, pois as duas vagas da Câmara Alta serão disputadas pelo atual senador Styvenson Valentim (PSDB) e provavelmente pelo ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), caso não viabilize sua candidatura ao Governo do Estado. Vale lembrar que, nesse caso, os partidos de Centro é que estarão, majoritariamente na disputa aqui no RN.
Nesse caso, o Partido Liberal (PL) do senador Rogério Marinho garante sua vaga dentro da estratégia de fazer a maioria na nova legislatura que começa em 2027, uma vez que o próprio ainda terá mais quatro anos de mandato. Por esse e por outros motivos é que Rogério, PL, não será candidato ao governo estadual, nem o seu partido terá candidato ao Senado no Rio Grande do Norte. Ou seja, o PL não disputará nenhum cargo majoritário.
POPULARIDADE
Em busca de recuperar a sua popularidade perdida, conforme demonstram todas as pesquisas publicadas desde o mês de fevereiro até hoje, o presidente Lula deu uma “inchada” no seu “Pé de Meia”.
INCHAÇO
O programa “Pé de Meia”, criado para motivar estudantes do segundo grau a não abandonar os estudos, tinha investimentos previstos da ordem de R$ 7,1 bilhões/ano, mas como num passe de mágica deverá custar R$ 12,5 bilhões.
SEM PROJETOS
Frase do doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Bolívia Lamounier, que também fez parte da comissão de estudos que elaborou o anteprojeto da Constituição de 1988: “Vemos hoje uma luta pelo poder entre dois populistas sem projeto”.
CHATEADA
A governadora Fátima Bezerra se mostrou insatisfeita com as críticas que a sua gestão tem recebido. Ela se diz alvo da “máquina de fake news” e critica a “oposição rasteira e demagógica”. Até parece que a governadora nunca mobilizou movimentos e nem fez críticas a prefeitos da Capital e a governadores enquanto estava na oposição. Isso antes, bem antes de surgir o termo “fake news”.
DISCRIMINAÇÃO
O BNDES publicou edital para concurso com o objetivo de selecionar urbanistas e arquitetos para desenvolver projetos na região conhecida como Pequena África, na zona portuária do Rio de Janeiro. Até aí, nada demais…
DISCRIMINAÇÃO 2
Só que a exigência do BNDES para esse concurso é que só podem concorrer pessoas negras. E o fato foi parar no Ministério Público Federal, como caso de discriminação. E é mesmo. Total discriminação.
ANISTIA
Do senador Rogério Marinho sobre o movimento pró anistia que aconteceu ontem, em São Paulo: “Ao lado do povo, temos Bolsonaro: perseguido, mas acolhido pela população e incansável na defesa do país. Do outro, Lula: rancoroso, perdido, governando com ódio e pelo retrovisor”. Essa é opinião do senador potiguar.
CONECTA
Será aberto amanhã, quarta-feira, 9 o 3º Congresso Conecta Municípios Potiguares, promovido pela FEMURN, no Centro de Convenções de Natal. O evento, considerado o maior encontro municipalista do estado tem a expectativa de reunir mais de 3.000 participantes, será encerrado na sexta-feira, 11.