TRANSPORTE PÚBLICO, MARCO DE GESTÃO
Bom seria que cada gestor público, principalmente Prefeitos e Governadores, deixassem um marco de sua gestão que fosse lembrado através de sua utilidade por correligionários e adversários como benfeitoria para toda a comunidade.
Em Natal, por exemplo, o marco deixado pelo prefeito Álvaro Dias que concluiu sua gestão no dia 31 de dezembro do ano passado, foi a chamada “Engorda de Ponta Negra”. Uma benfeitoria que embeleza a principal praia dos natalenses que tem como cartão postal para o mundo inteiro o Morro do Careca e que trará imensuráveis benefícios para setores da economia do município.
Na atual gestão, o prefeito Paulinho Freire e sua equipe tem determinação para viabilizar projetos em vários setores que poderão ficar marcados pelos benefícios que serão viabilizados para a população.
Ainda não foram definidos prazos para se estabelecer esses marcos, mas se sabe que um dos pilares do atual gestor natalense é exatamente aquele que hoje gera consequências seríssimas, que é o transporte público.
A realização da licitação pública do transporte urbano de Natal não será um marco, mas sim as transformações que o sistema poderá ganhar através da empresa ou empresas ganhadoras, por exigência da propositura municipal que elevou os benefícios para a população. Em vez das 56 linhas de ônibus atualmente existentes para cobrir toda a cidade, o sistema passará a contar com 80 linhas que interligam as comunidades, além das exigências de dotar uma frota mais moderna e com percentual de ônibus dotado de ar condicionado para proporcionar mais conforto ao usuário.
Evidente que essas e outras exigências que serão favoráveis aos passageiros representarão um custo maior no preço das passagens, obrigando ao poder público a arcar com maior contribuição de subsídios para aliviar o custo do usuário. E para se livrar dessa maior contribuição de subsídios, o gestor e sua equipe deverão buscar alternativas no aprimoramento do transporte urbano que não pode ficar somente na utilização de ônibus, mas também intercalando com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que possibilitará baratear o custo final do preço da passagem.
Além da modernização para o aperfeiçoamento no atendimento no sistema de saúde já em fase de ajustes, o prefeito Paulinho Freire pode também deixar como seu marco administrativo o mais apropriado sistema de transporte público em Natal.
PASSAGEM
E por tratar sobre o transporte público de Natal, tem blog noticiando que a Prefeitura de Natal propôs tarifa de ônibus 43,3% mais cara para a Zona Norte. Pura fake News que os mesmos condenam. Erraram completamente o alvo. Ou melhor, não souberam nem aonde estava o alvo.
PASSAGEM 2
Leram a matéria no Blog do Dina sobre a avaliação do Tribunal de Contas do Estado – TCE referente a licitação do transporte público de Natal e não souberam interpretar. Daí, sacudiram que a PMN estaria propondo tarifa mais cara 43,3% para a Zona Norte. Repito: fake news. Vale lembrar que estudos nessa área calculam o custo real de cada passagem e o órgão público subsidia parte para ajustar o preço ao bolso do usuário.
BARRAGEM
Uma verdadeira guerra de números circulou pelos veículos de comunicação no dia de ontem, com o objetivo de quantificar quem – entre os presidentes da República – que mais teria contribuído para a construção da Barragem de Oiticica.
JORNALISMO
Enquanto emissários da direita e da esquerda tentavam emplacar números imaginários como se coubessem aos seus respectivos governos, nosso Diário do RN (DRN) publicou matéria sobre o assunto, pesquisou sites de organismos do governo federal, constatou números reais e demonstrou os prints com os valores transferidos para a obra.
JORNALISMO 2
Comprovando o envio dos respectivos valores através de prints, o DRN constatou que individualmente Bolsonaro enviou 39,79% dos R$ 634.488.833,00 (valor do Orçamento Geral da União – OGU), Dilma liberou 22.57%, Michel Temer pagou o correspondente a 19,88% e Lula liberou valores relativos a 17,74% dos recursos federais. A obra teve um custo em torno de R$ 894 milhões, em números redondos.
DIFERENÇA
A diferença de R$ 259.511.167,00 entre o custo total da obra, que foi de R$ 894 milhões, e os valores liberados pelo Orçamento Geral da União – OGU, de R$ 634.488.833, 61, é resultado das emendas parlamentares e da participação do Governo Estadual, durante as gestões de Rosalba Ciarlini, Robinson Faria e Fátima Bezerra .