RN NA PINDAÍBA
A situação vivenciada pelo governo do Rio Grande do Norte é a mesma de uma família em que o seu chefe, o único com renda mensal, fez empréstimos em dois ou três bancos, entrou no cheque especial, enquanto que a sua renda cresce vegetativamente e as suas despesas continuam crescentes. Aí não dá para mudar o colchão do casal já vencido pelo tempo, nem muito menos trocar o carro que constantemente já visita as oficinas. É mais ou menos assim que está a situação financeira do nosso pobre RN. As gestões se sucedem e a situação continua a mesma. Em alguns momentos, até pior.
Quando um gestor, seja ele nas áreas municipal ou estadual vier atrasar o pagamento de pessoal, dos servidores públicos não é de livre e espontânea vontade. Não é apenas má gestão, como alguns interpretam. É por necessidade mesmo. É pindaíba.
Vejam a situação do RN. Nem bem gastou todo o dinheiro de um empréstimo feito ainda na gestão da governadora Rosalba Ciarlini junto ao Banco Mundial, já está pleiteando um novo financiamento de 180 milhões de dólares (cerca de 850 milhões de reais) numa outra fase da mesma operação de crédito. Enquanto isso, o governo estadual não cumpre com suas obrigações de transferências de receitas aos pobres municípios do nosso estado e contribui, assim, para protestos promovidos pelos gestores municipais, muitos dos quais correligionários políticos da governadora Fátima Bezerra.
Enquanto isso, a conservação das estradas rodoviárias (perdemos o pouco que tínhamos de ferrovias) continuam em estado deplorável, emperrando o escoamento de nossas produções; profissionais da saúde ameaçam paralisação em hospitais e fornecedores vivem momentos de incertezas no recebimento de seus pagamentos. Esses poucos exemplos apenas para ilustrar a real situação do nosso RN.
E essa situação é de dar insônia em qualquer gestor. É pindaíba, mesmo.
TURISMO
Enquanto o nosso setor do turismo patina e as reclamações crescem junto aos empresários da área, em nível nacional a conversa é bem diferente. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC informa que o faturamento no turismo do último mês de maio foi o maior desde 2014. O volume de receitas somou 36,1 bilhões, com aumento de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado.
LITIO
Quem andou pesquisando a existência do lítio no sal marinho produzido em grande escala em Macau, Mossoró, Areia Branca e Grossos foi o LAÍS (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Havia perspectiva de boa quantidade de lítio no nosso sal marinho, mas já se foram uns 5 anos dessa revelação e não se voltou a falar mais no assunto. Com a palavra, a UFRN.
INFLAÇÃO
Medidas mais rígidas do Banco Central faz inflação cair e o governo Lula, mesmo com humor ácido e com a metralhadora giratória em direção ao BC, comemora como se fosse responsável pela conquista.
PRÉ-CANDIDATURA
Aproveitando o recesso parlamentar, a deputada Eudiane Macedo cumpre agenda intensa junto as lideranças políticas de Natal e também no interior do estado. Ela garante que é pré-candidata a prefeita da Capital e já tenta motivar seus partidários a encarar a nova campanha eleitoral no próximo ano, mesmo sem definir ainda o partido pelo qual irá disputar o pleito.
PERDEU, MANÉ
O pedido de cassação do mandato do senador Rogério Marinho nada mais é do que um recurso impetrado pelo candidato derrotado Carlos Eduardo Nunes Alves, sob a alegação da prática de abuso do poder econômico e político. O ex-prefeito de Natal, derrotado por Rogério na última eleição de 2022, alega que mesmo afastado da função de Ministro do Desenvolvimento Regional, o atual Senador continuou a despachar verbas daquele Ministério, inclusive através da Codevasf para prefeitos norte-rio-grandenses, durante o período eleitoral.
OITIVA
Nesse processo que ameaça o mandato do líder da oposição no Senado Federal, o desembargador Expedito Ferreira já convocou e vai ouvir os prefeitos de Currais Novos, Odon Junior e Alysson Bezerra, de Mossoró. Enquanto o processo contra Rogério Marinho tramita na justiça já tem gente celebrando essa cassação e alguns outros já marcando a data da nova eleição para o preenchimento da vaga. Tudo como se tivesse acontecido.