AS AÇÕES POSITIVAS DE PAULINHO FREIRE
Todo gestor público tem o sonho de concretizar suas projeções administrativas, por mais difíceis que sejam.
Durante a campanha eleitoral de 2024, em Natal, o que se viu foi uma verdadeira enxurrada de promessas dos candidatos a Prefeito, muitas vezes envolvidas pelo clima de disputa e a necessidade de alcançar a simpatia do eleitorado. Foi assim com os principais candidatos como Carlos Eduardo, Natália Bonavides e Paulinho Freire. Todos, à exceção dos candidatos de partidos nanicos, fizeram juras de promessas ao eleitorado natalense.
Como vencedor do pleito com uma maioria consagradora de cerca de 44 mil votos sobre a petista Natália Bonavides, Paulinho Freire reforçou suas promessas de campanha ao assumir a Prefeitura de Natal no dia 1º de janeiro passado baseadas em três pontos de suma importância para a população: 1º) Educação (zerar filas de crianças nas creches); 2º) Transporte Público (efetivação do processo licitatório); 3º) Saúde (eliminar filas nos atendimentos à consultas e exames laboratoriais e de imagens).
Ao completar os 50 primeiros dias de sua gestão, o prefeito Paulinho Freire já presta contas do seu primeiro desafio quando eliminou um processo cruel que vinha se arrastando à década que foi colocar um ponto final nas intermináveis filas de crianças em busca de vagas nas creches municipais. Promessa cumprida.
Pela ordem, enquanto providências básicas são tomadas para definir providências que serão empregadas na construção de um modelo para o perfeito atendimento da população nas unidades de saúde do município, equipe do prefeito Paulinho Freire também trabalha para a realização da licitação do transporte público, ocasião em que serão verificadas exigências com vistas ao melhoramento do serviço prestado à população.
São promessas sendo cumpridas.
SEM SUPRESAS
A denúncia feita pela PGR contra o ex-presidente Jair Bolsonaro não causou surpresa a ninguém. As consequências serão acompanhadas e nesse assunto, Bernardo Mello Franco escreveu na edição de ontem de O Globo: Ontem o capitão tentou fazer pouco caso da situação. “Eu não tenho nenhuma preocupação comas acusações. Zero”, desdenhou. Apesar do esforço para encenar tranquilidade, ela sabe que acaba de ficar mais longe das urnas – e mais perto do xadrez”
INGRATIDÃO
Apesar dos gestos de afagos feitos em público, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido ingrato para com Fátima Bezerra. A gestão petista tem comido “o pão que o diabo amassou” e poucos são os recursos financeiros (sem carimbo) transferidos pelo governo federal para o RN.
SANGRANDO
Só a governadora Fátima Bezerra e sua equipe mais próxima sabem as dificuldades financeiras que têm enfrentado. A gestão tem “sangrado” para manter seus principais compromissos em dia e nem assim tem recebido um S.O.S. de Lula.
AGORA É LEI
A governadora Fátima Bezerra sancionou o projeto de autoria do deputado Luiz Eduardo (Solidariedade) que altera a Leu 7.942/2001 que revisa o “Projeto das Dunas/Via Costeira” e que também adequa a legislação ao Plano Diretor de Natal.
VIA COSTEIRA
Com as adequações ao Plano Diretor, já tem empresários interessados em elaborar projeto para edificações ao longo da Via Costeira. Os equipamentos ali construídos terão identidade com o desenvolvimento turístico. Mesmo assim, ainda haverá conflitos com órgãos ambientais.
INFERNO
Em seu artigo na edição dessa quarta-feira, 19, em O Globo, o articulista Elio Gaspari focalizou “O inferno astral de Lula”, fazendo uma avaliação comportamental da situação vivida pelo presidente petista nos últimos dias.
INFERNO 2
“Curto de dinheiro, Lula 3 está sem marca e acredita que pode resolver o problema colocando seu marqueteiro na Secretaria de Comunicação. Com a economia andando de lado, Lula e o PT gastaram dois anos tentando transformar Roberto Campos Neto em bode expiatório. O tempo passou, os juros estão a 13,25% por decisão unânime do Copom, e é Gabriel Galípolo quem está no Banco Central”
CUSTO
A Secretaria de saúde de Natal tem uma missão urgente de solucionar um grande problema de seu custo operacional. Acontece que o número de inscritos no Sistema Único de Saúde é quase duas vezes maior que o número de habitantes de Natal.
ESTATISTICA
Segundo o IBGE, Natal tem uma população de 785.000 habitantes, enquanto o número de inscritos no SUS, dentro do município de Natal e recorrendo aos serviços na rede municipal de saúde supera 1 milhão e 300 mil pessoas.