TRANSPORTE URBANO É PRIORIDADE ZERO
Há décadas que vem havendo embromação para a realização verdadeira de licitação no transporte público de Natal. Uma vez que é preciso que o processo de licitação passe pela apreciação do legislativo natalense, essa questão, inclusive, já gerou denúncias e condenações de vereadores que integravam, como a imprensa local passou a cognominar, de “Bancada do Setrans”, em referência ao comprometimento de edis com o empresariado do setor do transporte urbano.
Que tenha existido ou não esses comprometimentos o que se sabe é que há décadas que o poder público municipal de Natal não consegue concluir com sucesso a realização de licitações do transporte público e assim a população é quem vem arcando com as consequências no enfrentamento de um transporte ineficiente e desconfortável.
Agora, ao que parece, na gestão de Paulinho Freire a situação é completamente diferente e ele já demonstrou praticidade no trato com o problema. Já chamou a direção da Secretária Municipal de Mobilidade Urbana – STTU e determinou providências práticas para que essa licitação aconteça nos próximos meses após vencidas todas as etapas da burocracia que dê amparo legal.
O que se tem notícias é de que o atual prefeito quer um tratamento respeitoso com os integrantes do Setrans (órgão que reúne os empresários do transporte urbano de Natal), mas não admite submissão, nem muito menos que esse tipo de transporte continue ineficiente e que traga prejuízos à população.
Dessa vez, além de exigir que o número de linhas passe dos 50 atuais para 85, cobrindo toda a cidade, o novo edital prevê também que a empresa ou empresas vencedoras apresentem novos ônibus, inclusive com ar condicionado para um melhor conforto da população.
É ver para crer, pois o prefeito Paulinho Freire tem reafirmado que na sua gestão o transporte público eficiente e de qualidade é prioridade entre as prioridades.
RETROVISOR
Em sua entrevista de 70 minutos concedida recentemente a jornalistas da CNN, o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, se preocupou em culpar o ex-presidente Bolsonaro pela atual situação da economia e pelo fracasso do ato normativo da Receita Federal para fiscalizar o PIX.
RETROVISOR 2
Durante a entrevista à CNN, além de dar respostas políticas às indagações técnicas, o ministro Haddad, por cerca de 10 vezes, culpou Bolsonaro, o ex-ministro Paulo Guedes, o mercado e o Partido Liberal (PL) pelo que vem acontecendo na economia do país.
VERDE
O presidente de honra do Partido Verde no RN, sociólogo Rivaldo Fernandes, integra a Executiva Nacional da sigla, ocupando a Secretaria de Formação. O presidente nacional do Partido Verde é o potiguar José Luiz de França Penna que tem se mantido no cargo desde 1999.
CRECHES
Equipe da Secretaria Municipal de Educação recebeu do prefeito Paulinho Freire o desafio para zerar filas de espera de crianças natalenses em disputa por vaga em creches. Paulinho quer cumprir sua promessa de campanha já no seu primeiro ano de mandato.
ZERAR
Outro desafio da gestão municipal de Natal é desenvolver atividades para zerar o número de pessoas nas filas à espera de exames laboratoriais e de imagem. Mas ainda não foi estipulado prazo para acabar com essas filas, embora seja também uma das prioridades de Paulinho Freire.
CELEUMA
Enquanto os nossos congressistas não retornam ao trabalho no próximo mês de fevereiro, uma nova celeuma toma conta de partidários contra e a favor. Trata-se da contribuição do trabalhador ao sindicato da sua categoria, a famosa Contribuição Sindical que havia sido abolida com a Reforma Trabalhista.
CANDIDATURA
Enquanto confabula com presidentes de partidos para definir sua nova filiação depois de ter deixado o Avante, o ex-deputado Rafael Motta não perde tempo em conversar com lideranças interioranas em busca de apoio para sua candidatura a deputado federal, em 2026.
CANDIDATURA 2
Em 2022, ao disputar cadeira do RN no Senado Federal, Rafael Motta obteve mais de 385 mil votos, disputando contra Rogério Marinho e Carlos Eduardo Nunes Alves. Na última eleição, na Capital, ao disputar a eleição para prefeito no ano passado, Rafael ficou em 4º lugar, quando somou 12.523 votos.