O SELO OURO E O BAIXO ÍNDICE NO IDEB DO RN
A governadora Fátima Bezerra e a secretária estadual de educação Socorro Batista celebraram a conquista do Selo Ouro na oportunidade em que o Rio Grande do Norte foi reconhecido com a categoria máxima no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização em uma premiação que avalia boas práticas educacionais, numa promoção do Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O Selo Ouro destaca o Estado como um dos líderes em alfabetização no país, ao lado do Ceará, Pernambuco e Minas Gerais.
A secretária de educação Socorro Batista se pronunciou sobre a conquista ao dizer que “O Selo Ouro é fruto do trabalho incansável de nossos professores, gestores e equipes pedagógicas que acreditam que alfabetizar é transformar vidas e garantir cidadania. Continuaremos avançando para que todas as crianças potiguares tenham seu direito à alfabetização respeitado”.
Dividida em categorias bronze, prata e ouro, a certificação é parte de uma estratégia do governo federal através do MEC para valorizar redes educacionais que enfrentam desigualdades e buscam atender metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Por sua vez, ao conquistar o Selo Ouro no compromisso com a alfabetização de crianças norte-rio-grandenses, a governadora Fátima Bezerra celebrou o feito dizendo que “É com muita felicidade que recebemos a certificação. É o resultado de um esforço coletivo e da nossa prioridade com a educação”.
Nessa ocasião, tanto a governadora-professora Fátima Bezerra, quanto a secretária-professora Socorro Batista esqueceram de esclarecer e justificar a situação na educação básica que levou o RN a conquistar sofrível colocação com a baixíssima nota de 3,7 no IDEB 2023.
PENSAR
O grupo PENSAR, movimento que pretende se transformar no INSTITUTO PENSAR, vai se reunir nesta terça-feira (10), no auditório da Casa da Indústria, para conhecer detalhadamente o projeto da FIERN, denominado MAIS RN, com o objetivo de frutificar ideias.
PENSAR 2
Para um dos idealizadores do movimento PENSAR, Rivaldo Fernandes, “a nossa participação nessa capacitação faz parte da nossa política de debater o desenvolvimento sustentável com todos os potiguares”.
RENOVAÇÃO
Dentro do processo de renovação dos quadros da Assembleia Legislativa, o nome do atual prefeito Júlio César, de Ceará Mirim, figura entre os que têm possibilidade de se eleger deputado estadual, em 2026. Eleito, Júlio César vai “brigar” mais uma vez com o atual deputado Luiz Eduardo, agora pela liderança maior da região.
JEAN-PAUL
Quando Senador da República, Jean-Paul Prates foi peça fundamental para a consolidação da aliança da governadora Fátima Bezerra com o ex-prefeito Carlos Eduardo, em 2022, quando pleiteava disputar a cadeira do petista. Por dever de justiça, e como vinha fazendo um trabalho de conquistas de apoios no interior do Estado, o direito de disputar a vaga seria de Jean-Paul.
COMPOSIÇÃO
No “curruchiado” dos corredores, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva convenceu Jean-Paul a ser o suplente de Carlos Eduardo e, em troca, ele seria aproveitado na equipe do governo petista. E foi. Graças à sua competência, Jean-Paul foi alçado à presidência da Petrobras. Depois, foi “apunhalado” pela companheirada.
DECEPÇÃO
Mestre na área de petróleo, Jean-Paul vinha desenvolvendo um trabalho à frente da Petrobras e ganhava a confiança interna na empresa. Mas em um dia nefasto para ele, eis que é convidado para uma reunião com o presidente Lula. E nessa oportunidade recebeu o “bilhete azul”. Foi defenestrado da presidência da Petrobras sem qualquer justificativa.
SOLIDARIEDADE
Jean-Paul Prates, que um dia prestou serviços relevantes ao Partido dos Trabalhadores, inclusive honrando o partido na Câmara Alta, até hoje não recebeu um telefonema sequer de qualquer membro de seu partido. Inclusive da governadora Fátima Bezerra.
EMPRESÁRIO
Da mesma forma que pavimentou caminhos para a consolidação da implantação de empresas de energia eólica no RN, Jean-Paul tem proximidade e competência para unificar o empresariado a novas conquistas em terra potiguar. E ninguém duvide que o empresariado queira elegê-lo a cargo público.
FEDERAÇÃO
Não deve mais sair este ano a Federação envolvendo os partidos Progressista (PP), Republicanos (Rep) e União Brasil (UB), envolvendo o deputado federal João Maia (PP), o deputado federal Robinson Faria e o prefeito Álvaro Dias (Rep.) e o prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire e o prefeito de Mossoró, Alisson Bezerra(UB).