A REVITALIZAÇÃO DA CIDADE ALTA
Todos nós temos que nos envolver com a pretensão, mas a exemplo do que ocorreu com o bairro da Ribeira, não será fácil para a administração municipal, muito menos para organismos envolvidos e também para a iniciativa privada fazer acontecer a revitalização da Cidade Alta, por vários motivos alheios à vontade de quem irá tentar fazer acontecer.
A força dos shoppings, a falta de espaços para estacionamentos e também a falta de espaço para lazer têm contribuído para o esvaziamento do comércio nos bairros da Ribeira – que sofreu o baque há cerca de duas décadas – e da Cidade Alta.
Obviamente, técnicos especializados irão mostrar os caminhos na tentativa de revitalizar o bairro mais antigo de Natal que é Cidade Alta, e para isso se faz necessário que haja o engajamento de todos os segmentos, embora se saiba que não será uma tarefa fácil.
Um dos pontos principais do esvaziamento de Cidade Alta é a questão do comércio, que futuramente também poderá ocorrer com o bairro do Alecrim, que já sofre o problema de estacionamento se agravando cada vez mais. O que vem ocorrendo é que bairros como o Planalto, com a pujança do seu comércio e mais a populosa Zona Norte com a sua estruturada zona comercial preenchem as necessidades de seus moradores que evitam, quando necessário, utilizar um transporte urbano de qualidade sofrível ou usar seus próprios veículos e se deparam com a falta de estacionamento.
Há cerca de 12 anos, técnicos da Prefeitura de Natal chegaram a propor a construção de um edifício-garagem como forma de suprir essa necessidade no bairro de Cidade Alta. A proposta visava ocupar a área do camelódromo situado na Rua Ulisses Caldas, sendo a parte térrea ocupada pelos comerciantes ali já instalados e os demais andares iriam suprir centenas de vagas de estacionamento. A iniciativa não ganhou adeptos e a proposta engavetada.
Resta saber agora, quais são as propostas para a revitalização do bairro Cidade Alta e torcendo para que tudo não fique como os projetos da revitalização do bairro Ribeira.
UBALDO
O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) está intensificando movimento para cobrar celeridade nas providências com vistas a revitalização do bairro de Cidade Alta, a partir do soerguimento do comércio. Não será uma missão fácil, mas Ubaldo tem consciência que pode arregimentar forças para alcançar esse objetivo.
AUDIÊNCIA
Será na próxima terça-feira, 26/09, que o mandato do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) vai promover um debate sobre o crescente esvaziamento da Cidade Alta, que se agravou com a pandemia quando muitas lojas do comércio e serviço encerraram as atividades, segundo análise do deputado. “Reconhecemos as intervenções importantes feitas no bairro, mas talvez isso só não basta para manter o centro movimentado”, disse Ubaldo, ontem, no plenário da Assembleia Legislativa.
CONVÊNIO
O Sebrae no Rio Grande do Norte está em articulação para implantar um ecossistema local para inovação das cadeias produtivas do campo no estado e os esforços vão contar com o apoio do Governo Federal. Dentro do evento Seminário de Lançamento do Ecossistema Local de Inovação do Agronegócio no RN que está sendo promovido pelo SEBRAE no Parque Aristófanes Fernandes, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) se juntou ao movimento e assinou convênio com o Estado.
AGRONEGÓCIO
O diretor-superintendente do Sebrae, José Ferreira de Melo Neto, o Zeca Melo, destacou a importância da implantação do Ecossistema Local de Inovação do Agronegócio no sentido de modernizar e desenvolver as cadeias produtivas do agronegócio. A instituição vai estar presente durante toda a realização da 61ª Festa do Boi, entre 07 e 14 de outubro.
COMBUSTÍVEL
Igualmente ao que ocorreu no governo Bolsonaro quando o preço do petróleo no mercado internacional disparou, a Petrobras anda com a “pulga atrás da orelha” com os preços do barril “ouro negro” que já chegou a US$ 95 e pode romper a casa dos US$ 100 nos próximos dias. Se isso acontecer, não tem como a Petrobras evitar um novo aumento nos preços da gasolina e do óleo diesel.
ARTICULAÇÃO
Mesmo sem poder ser candidato a cargo eletivo, o ex-prefeito Maurício Marques tem anunciado sua disposição em criar um grupo político com nomes que venham disputar vagas no legislativo de Parnamirim. Maurício é bom articulador e tem prestígio com considerável parcela do eleitorado da cidade “Trampolim da Vitória”.

