OS NOVOS PASSOS DE ROGÉRIO MARINHO
Ele foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Natal, foi deputado federal e em toda a sua carreira política jamais demonstrou qualquer comportamento radical em seus posicionamentos. Ao contrário, o então vereador e deputado federal Rogério Simonetti Marinho sempre demonstrou um comportamento conciliador, aberto às negociações, com capacidade de negociação, sem qualquer indício de radicalismo.
Mesmo durante o seu período em que conviveu sob as ordens do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro – como Secretário Executivo da Previdência Social e como Ministro do Desenvolvimento Regional – Rogério Marinho demonstrava não sofrer influência do radicalismo implantado pelo então presidente da República.
Eleito Senador da República pelo Rio Grande do Norte, Rogério Marinho assume a missão de ser líder da oposição na Câmara Alta e aqui no Estado presidir o Partido Liberal (PL). E com isso muda a sua postura.
Como líder da oposição no Senado Federal, Rogério tem assumido posturas que não se identificam com o seu perfil, ou seja, usar o radicalismo. Como presidente estadual do PL teve que seguir rigorosamente as orientações da cúpula nacional tornando transparente a sua postura radical de não aceitar que nenhum de seus partidários façam aliança com a sigla do Partido dos Trabalhadores (PT).
O senador potiguar Rogério Marinho, que já ensaiou os primeiros passos, vai ter que aprender a ser radical, pois seus líderes, principalmente o próprio Bolsonaro e os fiéis ao bolsonarismo não permitirão jamais que use de outro comportamento, sob pena de ser banido do grupo igualmente ao que foi ensaiado contra o governador Tarcísio de Freitas, que por se manifestar a favor da Reforma Tributária quase sofreu isolamento no grupo do ex-presidente da República.
HERMANO
O deputado estadual Hermano Morais (PV) deverá permanecer ainda por mais alguns dias na capital pernambucana, mas até o momento o seu quadro é considerado bom e estável. Ele deverá se submeter a um novo procedimento para correção e por essa razão a recomendação médica é de total repouso. Hermano segue hospitalizado, sendo acompanhado por equipe médica e rodeado por familiares, mas tem mantido o hábito de conversar muito. Para alguns familiares, Hermano “está conversando até demais”.
PARLAMENTAR
Uma das últimas atividades parlamentares de Hermano Morais foi a audiência pública, no último dia 05/09, em que tratou da “reciclagem como fator de desenvolvimento sustentável dos municípios e cadeias de produção”, dentro da Frente Parlamentar Estadual para a Gestão Inteligente e Sustentável. Na semana anterior, o deputado filiado ao Partido Verde também fez um pronunciamento emocionado em que se solidarizou com o sociólogo e professor universitário Rivaldo Fernandes, que sofreu um revés em sua nomeação para o IPHAN/RN com o descumprimento do PT.
JULGAMENTO
A Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) entrou com um recurso contestando a decisão do ministro Dias Tófolli, do Superior Tribunal Federal (STF) em anular as provas do acordo de leniência da empreiteira Odebrecht utilizadas nas acusações e condenações resultantes da Operação Lava-Jato. Quem irá julgar esse recurso da ANPR?
ANULAÇÃO
Segundo a ANPR, o ministro Dias Tófolli “extrapolou” os limites legais. Como não tem instância superior ao Superior Tribunal Federal na esfera jurídica quem vai julgar o recurso da Associação Nacional dos Procuradores da República é o próprio STF. Se a decisão de Tófolli for mantida, a Petrobras terá que devolver cerca de R$ 6 bilhões a quem confessou a corrupção, especialmente contra a estatal.
DESCARBONIZAÇÃO
É uma instituição brasileira, particularmente do Rio Grande do Norte, que está trabalhando para a substituição do combustível utilizado pela aviação no mundo inteiro. Trata-se do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, situada em Natal. O ISI-ER é que desenvolveu um método inovador para a produção de SAF, ou combustível sustentável de aviação, tendo como matéria-prima a glicerina resultante da produção de biodiesel, que tem alto valor energético, mas baixo valor comercial. Do RN para o mundo.