EZEQUIEL E WALTER ALVES, O EQUILIBRIO DAS FORÇAS POLÍTICAS
Até hoje ainda tem muitos políticos experimentados que acreditam que, caso o deputado Ezequiel Ferreira de Souza tivesse a determinação em ter registrado sua candidatura ao governo do estado, em 2022, teria derrotado a petista Fátima Bezerra.
Mas naquela fase, para o deputado estadual Ezequiel e o então deputado federal Walter Alves que já se fortaleciam com a união entre o PSDB e o MDB, o momento era o de cumprir compromisso que já teria se consolidado com a governadora Fátima Bezerra. Era ir para o sacrifício, mas manter a coerência.
Não se tenha dúvida de que os grupos liderados pelo vice-governador Walter Alves e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza somam uma força política representativa que pode continuar ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT) ou tomar outro rumo no caso de os interesses partidários serem contrariados ou, no mínimo ameaçados.
A governadora petista Fátima Bezerra tem ampliado a força do seu Partido dos Trabalhadores sempre prestigiando seus filiados e adeptos, mas ainda não tem musculatura suficiente para tentar trilhar caminhos para disputas eleitorais somente com um escrete formado apenas por siglas partidárias da chamada esquerda ideológica.
Assim, a dupla Ezequiel Ferreira de Souza, que comanda o Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, e Walter Alves, na presidência do Movimento Democrático Brasileiro – MDB, robustos na capital e no interior do estado, tem consciência do peso eleitoral para decidir qualquer pleito em nível estadual e por isso mesmo tentam se fortalecer cada vez mais para depender menos de grupos dominantes.
CORAGEM
O presidente do Senado Federal, senador Pacheco tomou coragem e está contestando a interferência do Superior Tribunal Federal (STF) nos outros poderes, como tem feito no legislativo. Após um silêncio sepulcral, o representante do Senado está contestando publicamente o STF quanto a descriminalização do uso da maconha e agora também quer retaliar o STF contestando as mudanças feitas pela Suprema Corte no piso salarial da enfermagem.
CONTESTAÇÃO
O senador Rodrigo Pacheco designou a Advocacia Geral do Senado para a elaboração dos embargos de declaração. De acordo com o presidente da Câmara Alta, o STF limitou pagamento do piso salarial da enfermagem, e disse que “Não é razoável que uma lei amplamente discutida, aperfeiçoada e aprovada na Câmara e no Senado, seja revista e modificada no âmbito do Poder Judiciário”. Tomou coragem.
RIVALDO
Na sessão dessa terça-feira, 29, na ALRN, visivelmente emocionado, o deputado estadual Hermano Morais (PV) prestou sua solidariedade ao sociólogo Rivaldo Fernandes, presidente de honra do Partido Verde, pela quebra de compromisso do PT na indicação do profissional para dirigir o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Havia um compromisso, em nível nacional, entre os partidos da Federação PT/PC do B/PV, para que o Partido Verde indicasse o dirigente estadual do IPHAN, quando Rivaldo Fernandes chegou a participar de reuniões, já como o indicado para o cargo, no RN. De repente, eis que de repente, o PT puxou o tapete de Rivaldo, quebrou o compromisso e indicou o cearense Clewton do Nascimento.
ZPE
Ao que parece, o governo do estado “pisou na bola” ao permitir que a licença para a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) caducasse. Por isso que o deputado Kleber Rodrigues, um dos mais votados no município de Macaíba, onde iria se sediar a ZPE tornou público que a Subsecretaria de Política Regulatória, Comércio e Zonas de Processamento de Exportação do Ministério da Economia declarou a cassação daquela ZPE.
APELO
Segundo o deputado Kleber Rodrigues (PSDB), “ainda em 2012, um convênio entre o Governo do RN, Prefeitura de Macaíba e a Administradora da Zona de Processamento e Exportação de Macaiba possibilitou o repasse de recursos para obras de infraestrutura da ZPE. Após cientificar que a cassação na impede a apresentação de nova proposta de ZPE no mesmo município e diz que “Como deputado, empresário, presidente da Frente Parlamentar e defensor dos interesses de Macaíba, conclamo a esta Casa, os colegas deputados para reerguermos esse projeto tão importante”. Na verdade, a cassação da ZPE de Macaíba é uma perda imensurável para o estado. Perda de tempo e de oportunidades para o seu desenvolvimento.
VISITA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará amanhã aqui no estado. É a sua primeira visita ao RN depois que foi eleito. Deverá falar sobre os R$ 45 bi que o PAC anunciou para o nosso estado. Mas alguém da oposição poderá perguntar ao visitante ou a anfitriã do encontro, a governadora Fátima Bezerra, porque o RN ficou em penúltimo lugar entre os estados nordestinos que receberão benefícios do novo PAC.