A MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL
A gestão do prefeito Paulinho Freire à frente da Prefeitura Municipal de Natal tem desenhado um novo horizonte para a capital potiguar, pautado essencialmente na modernização e na eficiência administrativa. O tom da nova administração é claro: abraçar as ferramentas e os conceitos do século XXI para melhorar a qualidade do serviço público e a interação com o cidadão.
Essa guinada tecnológica e administrativa manifesta-se desde a escolha estratégica do secretariado, onde a competência técnica e a afinidade com a modernidade são critérios decisivos. Um dos exemplos é a indicação do economista Wagner Araújo para o Planejamento.
Wagner personifica a busca por uma gestão planejada, coerente e com foco em resultados de longo prazo, pavimentando o caminho da modernização em todas as esferas.
No campo da comunicação e do atendimento direto à população, a gestão atinge o seu ápice com a implementação da “Estela”. Recorrer à Inteligência Artificial para otimizar o diálogo é um sinal inequívoco de que a prefeitura está disposta a romper com a burocracia tradicional. A “Estela” representa a ponta de lança na busca por um diálogo mais rápido, acessível e eficiente entre a gestão municipal e os natalenses, elevando o patamar de acessibilidade dos serviços públicos.
A modernidade da gestão, no entanto, transcende as plataformas digitais de atendimento e se materializa na melhoria dos serviços essenciais e em conquistas administrativas concretas. Na Educação, por exemplo, o caminho da modernização impera pela inclusão tecnológica e a gestão otimizada da infraestrutura, garantindo um ensino alinhado às demandas contemporâneas. O reflexo mais expressivo desse planejamento é a conquista administrativa de “zerar” as filas intermináveis nas Creches municipais, um avanço que demonstra o compromisso com a primeira infância e o respeito às famílias natalenses.
Já na Assistência Social, o respeito pelos cidadãos se fortalece pela desburocratização dos processos e pela integração de dados, assegurando que as ações de amparo social sejam direcionadas e eficazes aos mais vulneráveis. Essa agilidade administrativa tem alcançado um maior número de famílias contempladas com os benefícios sociais, reforçando a rede de apoio municipal.
No setor da Saúde, a coerência administrativa se traduz em um planejamento que visa a desburocratização do acesso, com foco na digitalização de agendamentos e prontuários, buscando maior eficiência na rede de cuidado primário.
O objetivo maior de Paulinho Freire tem sido alcançado através desse binômio entre modernização administrativa e inovação tecnológica. Em todos esses pontos, o prefeito de Natal tem alcançado o objetivo da coerência e do respeito pelos cidadãos e pelas cidadãs, estabelecendo um modelo de governança onde o planejamento estratégico e a tecnologia são pilares para uma administração pública mais eficiente e e mais próxima da população.
ADIAMENTO
Por conta de interpretação do desembargador Cornélio Alves, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a sessão da Câmara Municipal de Natal programada para ontem, terça-feira, na qual seria votado o processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi, foi suspensa e anunciada para esta quarta-feira, 19, mas novamente suspensa por liminar, no inicio da noite de ontem.
MOBILIZAÇÃO
Mesmo sem acontecer na sessão de ontem, partidos da esquerda e da esquerda radical se mobilizaram na tentativa de tumultuar o ambiente do legislativo natalense com o objetivo de evitar a cassação do mandato da petista Brisa Bracchi.
MOBILIZAÇÃO 2
Para a nova sessão, ainda sem definição, em que o legislativo natalense vai apreciar a matéria em que o relator Fulvio Saulo de Souza (Solidariedade) optou por pedir a cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT), movimentos da esquerda deverão se intensificar, enquanto que a direção da Câmara Municipal irá optar por reforçar a segurança da Casa.
IJUSTIÇA
Sem conseguir negar que utilizou R$ 18 mil de emenda impositiva para promover ato político comemorativo da prisão do ex-presidente Bolsonaro, a vereadora Brisa Bracchi tem incentivado protestos contra os vereadores que anunciaram seus votos pela cassação da petista, se dizendo injustiçada.
SUSPEITA
Segundo a “Coluna do Estadão”, em agosto passado, a CGU – Controladoria Geral da União abriu suas portas para receber a direção da CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, investigada por suposto envolvimento com a roubalheira do INSS. A presidente Vânia Marques é que representou a CONTAG.
VERSÕES
Sobre a reunião, a CGU deu a versão de que tratou de uma auditoria sobre descontos do INSS. Na sua versão, a CONTAG disse que a reunião abordou apenas suas demandas para a agricultura familiar. A “Coluna do Estadão” pediu cópia da ata da reunião à CGU e não foi atendida.
MORTOS
A CONTAG, além de descontos ilegais de aposentados e pensionistas, também é acusada de tentar fazer descontos em benefício de 22 mortos.

