O IMBRÓGLIO DE PONTA NEGRA RENDEU DIVIDENDOS A ÁLVARO
O Instituto de Pesquisa Consult foi às ruas de Natal entre os dias 06 e 08/07 para entrevistar 800 pessoas com o objetivo de saber “As obras de alargamento da faixa de areia de Ponta Negra estão atrasadas. De quem você acha que é a culpa pelo atraso? ” Mesmo que o assunto tenha sido badalado por todos os veículos de comunicação por vários dias, 32,3% não souberam responder à pergunta. Já 36,5% disseram que a culpa era do Governo do Estado; 18,1% responsabilizaram a Prefeitura de Natal: 12,8% disseram que a culpa era do Governo Federal, que não teria repassado recursos; 4% disseram que os empresários do turismo eram os culpados; 1,9% culpou os moradores de Ponta Negra por não se manifestarem a favor da obra.
Isso mostra que a Prefeitura de Natal soube muito bem se aproveitar do disse-me-disse com relação ao licenciamento das obras da “Engorda de Ponta Negra” que circulou por todos os veículos, capitalizando de grande parte da população – 36,5%, segundo dados do Instituto Consult, culpam o Governo do Estado – se posicionando favorável a administração municipal.
Segundo o Instituto Consult, para 32,6% dos natalenses entendem que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA/RN) não liberou as licenças necessárias, “por razões políticas”.
Nessa história toda, foram tantas as matérias, foram tantos desmentidos de ambas as partes, da Prefeitura e do Idema, que degringolaram a cabeça dos natalenses, mas quem ganhou dividendo foi o prefeito Álvaro Dias, de olho nas eleições do próximo ano.
LIVRO
Quem lança um novo livro, logo mais às 6 da noite, na Capitania das Artes, é o livreiro Abimael Silva e Danielle Brito. O livro CEMITÉRIO DO ALECRIM – Chão Sagrado relata a criação do sepulcrário e registra a história de túmulos que abrigam restos mortais de figuras ilustres do estado. O livro tem ilustrações fotográficas do mago das lentes Canindé Soares.
LIVRO 2
Outro lançamento de livro está marcado para o próximo sábado, 19/07. Trata-se da criação do jornalista e escritor Flávio Rezende que emplaca o seu 28º livro e há algum tempo vem se dedicando à fotografia. Flávio é a alma boa que criou a Casa do Bem, com funcionamento no bairro de Mãe Luiza. “Fotografando o Planeta” é o livro que ele vai entregar aos convidados no Sempre Rock Bar, em Ponta Negra, entre as 19 e 22 horas.
GIRÃO
Já tem gente de olho na situação do deputado General Girão que está sendo investigado pela Policia Federal por solicitação do ministro Alexandre Moraes. Segundo a advogada eleitoral Viviane Oliveira de Souza, caso o deputado do Partido Liberal venha a perder o seu mandato, quem assume a vaga é a Dra. Roberta Lacerda, que obteve 14.407 votos, sem atingir o coeficiente, o que viria gerar a interferência do Tribunal Regional Eleitoral.
EXPLICAÇÃO
Diferentemente da situação do ex-deputado Deltan Dallagnoll, que foi substituído por candidato de outro partido, a advogada Viviane Oliveira explica que: “Ainda deve-se salientar que o cargo de Deputado Federal é um cargo proporcional, ou seja, a vaga não pertence ao “candidato” e sim pertence ao partido, no caso o PL. Desse modo, em caso de cassação, o Girão perderia o cargo, mas os votos continuariam na legenda, portanto quem assumiria seria o suplente”. A cassação seria em função de um crime (por acaso venha a ser comprovado o envolvimento de Girão) cometido por ele já na vigência do mandato.
LEITOR
Um leitor assíduo da coluna pergunta: Se a matéria da Reforma Tributária é tão boa, por que a necessidade do presidente Lula cooptar deputados com a liberação de mais de R$ 7 bilhões, em apenas dois dias antes da votação? ”. O colunista silenciou.