INVESTIMENTOS PORTUÁRIOS
A atuação da governadora Fátima Bezerra (PT) tem sido fundamental na articulação com o governo federal para direcionar investimentos cruciais do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) ao Rio Grande do Norte, com foco especial no desenvolvimento de sua infraestrutura portuária. Essa parceria tem viabilizado a captação de recursos significativos para a modernização do Porto de Natal e para a concepção do ambicioso projeto Porto-Verde, em Caiçara do Norte.
O Porto de Natal desempenha um papel estratégico para a economia potiguar, funcionando como um importante elo para o comércio exterior do estado. Sua localização privilegiada, na costa atlântica, e sua proximidade com a Europa, o tornam um ponto de escoamento essencial para produtos agrícolas, minérios, frutas e pescados, além de ser um importante porto de entrada de insumos. No entanto, sua plena capacidade é limitada por desafios estruturais, como a necessidade de aprofundamento do canal de acesso e a modernização de seus terminais. Os recursos do Novo PAC são vitais para superar esses gargalos e fortalecer a competitividade do porto, gerando empregos e impulsionando a economia local.
Paralelamente, a visão de futuro da gestão estadual se materializa no projeto Porto-Verde, em Caiçara do Norte. Este empreendimento, com sua estruturação capitaneada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, representa uma aposta inovadora e sustentável para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. A ideia é criar um porto com foco em energias renováveis, em particular a eólica offshore. A localização estratégica de Caiçara do Norte, com ventos ideais e profundidades adequadas, o torna o local perfeito para uma base de apoio logístico para as futuras fazenda eólicas em alto-mar, que demandarão estrutura para a montagem, manutenção e escoamento da energia gerada.
A concretização do Porto-Verde seria um marco, posicionando o Rio Grande do Norte como um polo de energia limpa e atração de investimentos de alto valor agregado. Além de diversificar a matriz econômica do estado, o projeto tem o potencial de criar uma nova cadeia produtiva, estimulando a formação de mão de obra especializada e a vinda de empresas de tecnologia. A articulação política da governadora Fátima Bezerra junto ao governo federal é, portanto, a força motriz por trás desses projetos, garantindo que o estado não apenas modernize sua infraestrutura atual, mas também construa bases para uma economia mais forte, sustentável e preparada para os desafios do futuro.
CALOTE
Empresas fornecedoras ao Governo do Estado, principalmente as que estão atendendo ao setor de saúde, estão ficando de “orelha em pé” com receio de um calote maior. Segundo um dos fornecedores, a falta de insumos para o funcionamento do Hospital Maria Alice é a ponta do “iceberg” na crise que ameaça a estrutura da saúde do estado.
CORRUPÇÃO
Enquanto na saúde do estado a crise esteja se alastrando por falta de recursos financeiros que viabilizem os pagamentos dos débitos com fornecedores, em Parnamirim, a crise quase que toma conta da gestão municipal da professora Nilda com acusações de corrupção envolvendo diretamente a Chefe do Executivo.
CORRUPÇÃO 2
Vereadores da oposição e alguns da base do governo são unânimes de que “a professora Nilda foi com muita sede ao pote”. Conversas nos gabinetes dos vereadores dão conta de que toda a família da prefeita está envolvida em negociações.
PARTIDO VERDE
O ex-vereador Milklei Leite foi destituído da presidência do diretório estadual do Partido Verde, após reunião dos deputados estaduais Vivaldo Costa, Hermano Paiva e Eudiane Macedo com o vice-presidente nacional do PV, Dênis Soares.
PARTIDO VERDE 2
O novo presidente do Partido Verde no Rio Grande do Norte é o sociólogo e professor Rivaldo Fernandes, hoje ocupando a superintendência estadual do IBAMA no RN. Compondo a nova diretoria, funcionarão como vice-presidentes os deputados estaduais Hermano Morais, Eudiane Macedo e Vivaldo Costa.
PARTIDO VERDE 3
O agora ex-presidente Milklei Leite vinha tomando iniciativas que não agradaram aos deputados estaduais do Partido Verde, a partir da recusa em aceitar a filiação de Tárcio Macedo no PV, sendo ele o esposo da deputada Eudiane Macedo. Outros conflitos fizeram com que houvesse intervenção conciliatória do diretório nacional do PV na sigla partidária aqui no RN.
CASCA DE BANANA
O jornalista Neto Queiroz, no blog que leva o seu nome, fez uma análise fria sobre o convite enviado pelo senador Rogério Marinho (PL) ao prefeito Alysson Bezerra (UB) para participar do encerramento do Rota 22, que será realizado amanhã, em Natal.
ESCORREGO
A aceitação do convite por parte de Alysson, pode ser interpretado como se solidarizando ao bolsonarismo e comungando com atos que estão trazendo prejuízos para o Brasil. No caso de recusar o convite, o prefeito de Mossoró estará dando as costas ao eleitorado bolsonarista. E Neto Queiroz encerra: “se correr o bicho pega; se ficar o bicho come”.