DESAFIOS DO TRANSPORTE URBANO DE NATAL
O cenário do transporte urbano em Natal é um intrincado emaranhado de desafios que afetam diretamente a qualidade de vida dos natalenses. Engarrafamentos constantes, deficiência na infraestrutura viária e um sistema de transporte público que, muitas vezes, não atende às expectativas são pontos nevrálgicos que exigem atenção urgente. No entanto, soluções existem e, com planejamento e investimento, é possível desatar esse nó e promover uma mobilidade mais eficiente e sustentável na cidade.
Ao conversar com especialistas, sintonizamos que um dos principais problemas reside na infraestrutura viária inadequada. A expansão desordenada da cidade, aliada à falta de um planejamento urbano que acompanhasse o crescimento da frota de veículos, resultou em vias estreitas, gargalos e cruzamentos que se tornam verdadeiras armadilhas em horários de pico.
Outro ponto crítico é a qualidade do transporte público. A dependência quase exclusiva dos ônibus, muitas vezes operando com frotas envelhecidas e horários irregulares, desestimula o uso e força os natalenses a optarem pelo transporte individual, contribuindo para o aumento do número de carros nas ruas. A falta de integração entre as linhas e a pouca oferta em regiões periféricas agravam ainda mais a situação, mas acredita-se que essas situações deverão ser, pelo menos amenizadas, a partir da próxima licitação programada para o segundo semestre deste ano.
Sabe-se que a situação não é fácil de se resolver como num passe de mágica, pois para desatar esse nó, conforme especialistas, é imperativo um investimento maciço em infraestrutura, priorizando a construção de corredores exclusivos para ônibus (BRTs), como já vem acontecendo, que garantam rapidez e regularidade ao transporte coletivo. A expansão e modernização da malha cicloviária, conectando bairros e pontos de interesse, incentivaria o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável. E isso não ocorre em apenas o período de uma gestão
Um sistema que combine ônibus, trens urbanos (cujo potencial ainda é subutilizado em Natal) e modais alternativos, com bilhete único e informações acessíveis, otimizaria os deslocamentos, como já ocorre em outras capitais e também em cidades com população igual ou superior à de Natal. Além disso, a digitalização dos serviços, com aplicativos que forneçam informações em tempo real sobre horários e rotas, melhoraria significativamente a experiência do usuário.
Por fim, é crucial um planejamento urbano de longo prazo que desestimule o uso do carro particular, por meio de incentivos ao transporte coletivo e alternativo, e que promova o desenvolvimento de bairros mais compactos e com serviços próximos aos moradores, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos. A solução para o transporte urbano de Natal passa por uma visão integrada e ações coordenadas entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, visando uma cidade com mais fluidez e amiga do meio ambiente.
CORTEZ
O professor aposentado da UFRN Antônio-Alberto Cortez, um dos responsáveis pelo surgimento em defesa do cultivo da alga kappaphycus alverezii nas águas salgadas potiguares, juntamente com o professor Maulori Cabral, e que hoje deverá estar participando da reunião na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, lembra nomes que também se integraram ao movimento.
CORTEZ 2
Para o professor Cortez, além do secretário Guilherme Saldanha, também integram a mobilização em favor do cultivo da kappaphycus no RN, o suplente de senador Flávio Azevedo, professor Dárlio Inácio (UFRN/EAJ), general Araújo Lima (ex-superintendente da Sudene), Amaro Sales (ex-FIERN), Jorge Bastos Filho (ex-presidente do Sindpesca), professor Ivanilson Maia (Ufersa), Roberto Serquiz (pte da FIERN) e Roberto Papa (ex-superintendente do MAPA/RN), além da direção e técnicos do IBAMA/RN.
PARTIDO VERDE
Um mal-estar se estabeleceu dentro do diretório estadual do Partido Verde, e o processo eleitoral para que houvesse a renovação do mandato do presidente Milklei Leite poderá ser anulado. O deputado Hermano Morais (PV) e a deputada Eudiane Macedo (PV) não foram convocadas para participar do pleito eleitoral da legenda em nível estadual.
FUTURO
Apesar de todos os políticos já envolvidos no processo sucessório de 2026, alguns deles estão sempre alegando que a “campanha ainda está muito longe” e por isso as definições só deverão acontecer mais próximo do período de registro de chapas, que será em julho de 2026. Mas todos esses políticos é que apressaram esse mesmo processo que foi lançado ainda em janeiro deste ano.
SEGURANÇA
Enquanto o governo do estado vem mostrando através de peças publicitárias os números positivos da segurança pública em todo o RN, e anuncia a implantação de Batalhão de Polícia na cidade dos Verdes Canaviais, o deputado José Dias (PL) usa o plenário da Assembleia Legislativa para cobrar mais segurança para Ceará-Mirim e também a mais cinco municípios circunvizinhos.