CONTAGEM REINICIADA
Ontem, 24/04, celebramos um feito de atingirmos a marca de 500 edições do nosso jornal impresso DIÁRIO DO RN, quando pouca gente do meio acreditava que chegássemos a dois meses de funcionamento. Seguramente, enfrentamos muitos percalços, derrubamos obstáculos e superamos muitas dificuldades para atingirmos essa primeira marca de muitas outras que ainda iremos alcançar.
A fé, a confiança, a obstinação, o trabalho, a dedicação e o encantamento pelo jornalismo nos criaram as possibilidades para sairmos da nossa zona de conforto e encararmos o desafio de criarmos o caçula dos jornais diários impressos, cobrindo os principais acontecimentos do Rio Grande do Norte, especialmente no campo da política buscando sempre o equilíbrio que nos proporciona o respeito por parte de todos os matizes.
Ao assumirmos esse compromisso de colocar na praça um jornal impresso num momento em que impera a proliferação de informações das mais diversas fontes nas redes sociais, costumávamos dizer, à época, que dois jovens destemidos, um com 75 anos – no caso esse escriba – e outro, o jornalista Túlio Lemos, com pouco mais de 50 anos de idade, decididamente estávamos encarando um dos maiores desafios de nossas vidas, dentro do nosso aprendizado.
Ao celebrar as 500 edições do caçula dos jornais diários impressos no Rio Grande do Norte vivenciamos momentos gratificantes com depoimentos encorajadores, incentivos vivos e muito mais o reconhecimento do papel jornalístico que conseguimos imprimir ao longo desses 2 anos e 8 meses, especialmente focando na política administrativa e partidária, graças a dedicação, ao talento, a competência e a perspicácia política do jornalista Túlio Lemos que reconhecidamente tem se tornado um dos jornalistas políticos mais sérios da atualidade, e mesmo polêmico, tem merecido a admiração de muitos e o respeito de todos. Mas todas essas conquistas não seriam possíveis serem alcançadas sem a contribuição de toda uma equipe talentosa formada pelos nossos primeiros colaboradores aos atuais profissionais que continuam acreditando numa maior e mais sólida situação do Diário do RN e também dos nossos fiéis leitores.
A partir de hoje, com a edição de número 501 iniciamos a contagem para alcançarmos novas metas e novas conquistas.
PESQUISAS
Cresce bastante o número de pesquisas eleitorais publicadas para uma análise do quadro político atual. Nada de ter vencedor antecipado, nem muito menos candidato derrotado. O eleitorado ainda está desligado dos acontecimentos políticos. Muita ainda água vai rolar debaixo das pontes.
REPERCUSSÃO
Ainda repercutindo as declarações políticas dadas pelo deputado Ezequiel Ferreira de Souza numa emissora de rádio. Mesmo correligionário de Fátima Bezerra, Ezequiel deu uma “sipicoitada” na candidatura de Cadu Xavier, tirada do colete da governadora logo no princípio deste ano.
REPERCUSSÃO 2
Na sua entrevista, ao ser perguntado sobre a possibilidade de vir a ser candidato ao governo do estado, o presidente da Assembleia Legislativa do RN foi logo dizendo que “não acredito em candidatura tirada do colete, não acredito em candidatura sem o cheiro do povo”. Recado mais direto à governadora Fátima não poderia ter sido mandado.
CANDIDATURA
Embora seus assessores mais diretos tenham negado qualquer possibilidade de o deputado Ezequiel Ferreira de Souza vir a disputar o governo do estado nas próximas eleições de 2026, o presidente da ALRN deixou claro que essa possibilidade pode ser analisada. Ela existe.
CANDIDATURA 2
Na mesma entrevista, Ezequiel foi direto na possibilidade de ser candidato ao governo do estado e enigmático ao pontuar sobre se essa candidatura seria possível pela situação, sob a liderança da governadora petista Fátima Bezerra, ou pela oposição, sob o colmando do senador Rogério Marinho. E sapecou: “Se chegar um momento de meu nome ser ventilado por um grupo ou por outro, será analisado”. A mosca azul pousou sobre Ezequiel e certamente ele não vai deixar “o cavalo passar selado” em sua frente mais uma vez, sem montá-lo.
DESDOBRAMENTOS
O assunto político extraído dessa entrevista do deputado Ezequiel Ferreira de Souza ainda vai ter muito desdobramento na política estadual. Estamos distantes da eleição de 2026 e nada tem definido. Nem de um lado e nem de outro. Enquanto isso, muitas pesquisas vão aparecer ainda sobre o quadro político atual.
AGRADECIMENTOS
Quero agradecer as inúmeras mensagens de congratulações e de incentivos que recebemos dos nossos leitores, durante o dia de ontem. Foram congratulações pela conquista das 500 edições do nosso impresso Dário do RN e de incentivos para com a coluna. Gratidão a Deus, gratidão a todos e todas vocês.