O GRUPO PENSAR RN E O PORTO VERDE
Desde o ano passado que por iniciativa do sociólogo Rivaldo Fernandes foi criado o Grupo PENSAR RN que vem articulando intelectuais, pesquisadores e lideranças sociais com o objetivo de ativar núcleos de estudos e contribuir diferentemente para o desenvolvimento sustentável, econômico e social do Rio Grande do Norte.
Além de outros temas já abordados, o grupo PENSAR RN, que inclusive tem aprofundado discussões sobre a exploração de energias limpas no estado, teve a oportunidade de discutir a chegada do Porto Verde, que estará sendo instalado no município de Caiçara do Norte.
Desde 2017 que o grupo de pesquisa Inovação de Produtos e Processos para Energias Renováveis (Creation) liderado pelo professor Mário Gonzalez, estuda possibilidades e diretrizes para o desenvolvimento do Porto-Indústria Verde.
Pesquisas extensas realizadas pelo Creation com a parceria com pesquisadores do Reino Unido e da Dinamarca apontaram a área entre os municípios de Caiçara do Norte e Galinhos, como a localização ideal para a construção do Porto-Indústria Verde, num a área de 13 mil hectares.
Hoje, o projeto Porto-Indústria Verde está entregue à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, conduzido por Hugo Fonseca que tem informado a disponibilidade de recursos financeiros liberados pelos BNDES para os estudos técnicos e a obra será feita a partir de Parceria Público Privada – PPP.
O Porto-Indústria Verde, que recebe a qualificação por lidar com a produção de energia limpa, é uma estrutura voltada para energia elétrica offshore e para a produção de outros produtos ligados às energias renováveis, podendo também dar suporte aos setores da mineração, do petróleo e do gás e representa investimentos de R$ 5 bilhões, significará a redenção econômica do Rio Grande do Norte.
PESQUISA
Bem que a indústria salineira potiguar, beneficiada com vários programas governamentais, deveria investir nas pesquisas sobre o melhor aproveitamento das águas-mães das salinas, podendo, inclusive, conveniar com Universidades Federais.
PESQUISA 2
Assim, investindo em pesquisas na área – como fazendo outros setores industriais – os grupos detentores dos maiores parques salineiros do Brasil, cujas áreas se encontram nos municípios de Macau, Mossoró, Areia Branca e Grossos, estariam contribuindo com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
BOLSONARO
Com a visita do ex-presidente Bolsonaro ao RN, bolsonaristas de carteirinha estão soltando essa “pérola para “homenagear” o ministro do STF: “Alexandre de Morais selou o seu destino. O algoz virou prisioneiro, sua cela é o STF, sua casa uma jaula de luxo. Ele jamais poderá andar livre novamente, pois sua sentença é eterna”.
CONTINUA
Na mesma “pérola, o bolsonarismo vibra: “Moraes se trancou no próprio império. Ele pode ter poder, mas não tem paz. Seus passos são seguidos por seguranças, sua vida é uma vigília constante. Ele não pode andar livremente sem ser hostilizado. Seu castelo virou prisão. Sua caneta, um fardo. Sua sentença, perpétua”.
MACAU
Ainda sobre a abertura da coluna focalizando as perdas do município, o engenheiro mossoroense Marco Célio se pronuncia: “Excelente a coluna sobe Macau. É uma realidade deprimente e que mostra o quanto o nosso RN é desprovido de grandes lideranças”.
FECOMERCIO
As vendas no comércio do RN estão em alta, segundo a FECOMERCIO. Pelo 14° mês consecutivo houve alta de consumo no setor, levando em consideração o mesmo mês do ano anterior.
COMERCIO
No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o crescimento de vendas no RN foi de +3,3%, superior à média brasileira que foi de +2,3%. Segundo a FECOMERCIO, os números positivos refletem um início de ano bastante promissor, ainda na esteira de 2024 onde a economia potiguar cresceu mais de 6,0%.
POLÍTICA
O prefeito mossoroense Alysson Bezerra tirou o pé do freio e anunciou que está mesmo na oposição ao governo de Fátima Bezerra. Segundo os levantamentos obtidos por 3 dos Institutos de Pesquisas nos últimos dois meses, ele é o político mais bem avaliados para disputar o governo do estado. Mas estamos distantes do pleito eleitoral 1 ano e 6 meses.
FÁTIMA
A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve por Brasília buscando mais recursos financeiros para sua gestão. Os programas de recuperação de escolas, construção de IFRN e recuperação de estradas têm dado um novo gás à gestão da petista.
LICENCIAMENTO
O IBAMA encaminhou oficio ao IDEMA/RN encerrando o Acordo de Cooperação Técnica que se destinou à delegação da execução do licenciamento ambiental da atividade de “Drenagem de sedimento para alimentação artificial da Praia de Ponta Negra, no município de Natal”.