Em comemoração ao Mês da Mulher, o Spotify realizou um recorte para analisar a evolução do consumo de artistas mulheres. A CNN obteve dados exclusivos que revelam que nos últimos cinco anos (2018-2023), houve um aumento de 252% no consumo de artistas mulheres brasileiras no streaming localmente e 234% globalmente.
Para explicar esse crescimento, conversamos com Rodrigo Azevedo, editor de música no Spotify Brasil. Para ele, diversas razões contribuíram para esse crescimento, mas ele cita a presença crescente de artistas mulheres em gêneros que antes eram predominantemente masculinos, como o trap, funk e pagode, por exemplo.
“Se a gente pega 7 anos para cá, a gente teve todo o crescimento no sertanejo com Marília Mendonça, Maiara e Maraísa, Simone e Simaria. Eu acho que isso abriu um pouco a porta para que o brasileiro escutasse e tivesse na cabeça dele, vozes mais vozes femininas presentes e isso reverbera até hoje”, relata.
Rodrigo também enaltece esse crescimento ao aumento de colaborações que envolvem mulheres. “Temos muitas colaborações grandes acontecendo e a gente vê cada vez mais grandes artistas masculinos trazendo para os projetos pelo menos uma ou duas participações femininas”, diz.
Entre as canções mais escutadas no Spotify durante o ano de 2023, o top 3 é composto por mulheres: Ana Castela, Marília Mendonça e Simone Mendes. Já o 4º e 5º lugar, ficaram com a dupla Israel & Rodolffo, no entanto, com canções que tem a presença de mulheres: Ana Castela, mais uma vez e Mari Fernandez.
Rodrigo também cita as duas últimas cantoras mencionadas, que exemplificam o aumento desses números. “Mari Fernandez foi um grande fenômeno dentro desse boom que a gente teve em 2021 e ela permanece sendo uma das nossas maiores artistas desde então. Já a Ana Castela é um case bem interessante porque também surgiu lá no final de 2020, início de 2021 trazendo o movimento agronejo”.
Sobre a boiadeira, o editor de música comenta: “As mulheres estão sempre trazendo também estéticas diferentes para nossa cultura. Então, quando a gente fala sobre a estética boiadeira, se você joga no Twitter: ‘Beyoncé boiadeira’, vão ter diversas pessoas falando que a Beyoncé fazendo country está dentro da estética que a Ana Castela trouxe com o conceito de boiadeira, então não somente influenciando a música, mas a estética, a uma forma se veste, a moda”.
Fonte: CNN