“A COMUNICAÇÃO SEM CONFLITOS”
Os conflitos acontecem em qualquer lugar e tempo. Eles se traduzem em divergências de opiniões, ideias, escolhas ou decisões. Nas empresas a regra básica e essencial é despersonalizar o conflito. Ou seja, em qualquer situação deve-se focar a empresa, e não o indivíduo.
O bom gerenciamento de conflitos implica em respeito, profissionalismo e dignidade no ambiente de trabalho. O maior desafio de um profissional diante de confrontos, é racionalizar o tópico tratado, usando a lógica, o argumento, o fato e o resultado.
Conflitos latentes entre lideranças ou na alta gerência afetam muito a empresa nas tomadas de decisão, na implementação de processos, na produtividade, nos resultados e, quanto antes forem identificadas as causas e possíveis soluções, melhor para o ambiente de trabalho. Alguns líderes optam pela gestão por intermédio de conflitos e, nesses casos, quem perde é a organização.
Conflitos impessoais
Os conflitos impessoais são positivos porque se baseiam na discordância quanto a substância dos tópicos, como decisões, ideias, direções e ações.
Podem ocorrer sobre qualquer tópico, mas ganham força quando ambas as partes simplesmente discordam sobre um ponto. Se as divergências são controladas corretamente, as partes em conflito podem desenvolver para elas próprias e para os que estão ao lado a habilidade de solucionar questões com criatividade, o que é muitas vezes melhor do que cada uma das partes queria originalmente.
Conflitos pessoais
Os conflitos pessoais são improdutivos e negativos; também são chamados de “ conflitos de personalidade” porque as duas partes envolvidas têm divergências de ordem subjetiva ou não gostam uma da outra.
Os conflitos de personalidade não são saudáveis nos relacionamentos, pois não são construtivos. Deve-se focar na necessidade da empresa e despersonalizá-los.
Conflitos pessoais por serem personalizados, estão imersos em sentimentos, emoções conflituosas, como raiva, frustração e inveja, além da percepção da personalidade ou do caráter de alguém. Cada um auge como duvidasse do outro, e podem-se atingir níveis inquietantes de disputa.
Nesse caso, a solução de problemas torna-se difícil porque os conflitos de apoiam em emoções e não em tópicos ou desafios. O foco não é a solução de problemas reais da empresa, exterior às partes, e sim uma disputa pessoal que pode até ser velada. Um conflito pessoal pode criar ou provocar novos problemas, reais ou não.