“A COMUNICAÇÃO EFICIENTE”
Vamos pensar em começar bem o ano de 2023 dando prioridade em nossos relacionamentos na melhoria e eficiência da nossa comunicação, pois acredito que as nossas atividades poderão ter uma grande evolução quando focamos com essa atitude.
Como lidamos com gente, com certeza nosso trabalho envolve comunicação. Nosso desempenho depende da nossa habilidade no trato pessoal. Existem quatro fatores que fortalecem essa capacidade fundamental:
Tecnologia: Nesse campo surge uma advertência que considero importante, pois toda vez que surge uma nova tecnologia, deve haver em contrapartida uma resposta de natureza humana que aumente o contato entre as pessoas. Ou então a tecnologia será rejeitada.
Intensidade do tempo: Trabalhamos mais em menos tempo executando várias tarefas simultaneamente. Não deixe que isso nos impeça de prestar atenção em nossos colaboradores e de comunicarmos com eles de maneira plena, precisa e eficiente.
Diversidade: No ambiente de trabalho existem inúmeras diferenças entre as pessoas – idade, sexo, etnia, cultura, ideologia política, crença religiosa, idioma e estilo de vida. Para sermos eficaz na comunicação, nós devemos estar atento a essa diversidade.
Responsabilidade: Muitos problemas de trabalho que terminam em ações na justiça podem ser evitados logo que surgem, desde que os gestores lidem com eles de maneira apropriada. Isso exige uma comunicação.
Comunique-se de maneira construtiva. Os princípios abaixo, o ABC da comunicação construtiva, formam a base das relações produtivas, do alto-astral e da equipe eficiente.
Aborde seu interlocutor de forma positiva. Seja simpático, educado, sensato e respeitoso. Em qualquer situação, demonstre segurança e confiança.
Busque canais de compreensão e cooperação baseados na confiança e afinidade. As pessoas precisam se sentir seguras, física, emocional e psicologicamente.
Sua maneira de falar deve transmitir a seguinte mensagem: “Você está seguro comigo”. Todo se relacionam melhor com quem tem coisas em comum ou quando dividem um sentimento de identificação com o outro. Cultive a empatia.
Customize a sua comunicação. Adapte o seu discurso ao estilo do seu interlocutor de modo que ele funcione melhor.
Mais duas recomendações: Não rotule as pessoas: O rótulo afeta a imagem que você faz das pessoas, a maneira como as aborda e o relacionamento que mantém com elas.
Inspire confiança com segurança: Nós normalmente confiamos nas pessoas que demonstram segurança.
Para terminar quero deixar essa definição de uma comunicação interpessoal eficiente que nada mais é do que criar pontes. Ao interagir com qualquer pessoa do seu meio de convívio pessoal ou profissional o seu objetivo será sempre criar e construir relações produtivas e positivas.