MOBILIZAÇÃO POLÍTICA NO RN
Políticos filiados ou não a partidos já estão em ebulição por conta das eleições de 2024, ocasião em que serão vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. E em alguns dos 167 municípios norte-rio-grandenses decisões, na situação e na oposição, já foram tomadas com vistas ao pleito eleitoral, sendo que nos municípios mais populosos e com maior força eleitoral, os olhares dos políticos estão, além das eleições do próximo ano, no pleito de 2026 quando serão eleitos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República.
Os três maiores colégios eleitorais são Natal, com 583.079 eleitores, Mossoró que soma 183.285 votantes e Parnamirim com seus 136.655 eleitores, segundo dados de 2022.
Em Parnamirim, que não terá segundo turno, a oposição poderá se dividir com as candidaturas da professora Nilda, do vereador Marciano Junior e do presidente da Câmara Municipal, vereador Wolney França, pelo PSDB, que já ensaiou o seu rompimento com o prefeito Rosano Taveira. Por sua vez, o prefeito Taveira tem esticado a corda e ainda não sabe quando irá anunciar o nome do escolhido de sua preferência para disputar a sua sucessão, que está entre a sua vice Kátia Pires, o seu chefe de gabinete Homero e o comunicador Salatiel de Souza.
Em Mossoró, definidas já estão as candidaturas da deputada Isolda Dantas (PT) e do prefeito Alysson Bezerra, bem avaliado pelo eleitorado, que vai tentar a reeleição. O grupo Rosado ainda não definiu seu a ex-prefeita, ex-senadora e ex-governadora Rosalba Ciarlini irá tentar voltar a ocupar o Palácio da Resistência.
Na Capital, falta apenas o prefeito Álvaro Dias definir o nome de seu candidato ou candidata, sendo que as demais candidaturas já estão postas e definidas como Carlos Eduardo Nunes Alves (PDT), Paulinho Freire (União Brasil), Eudiane Macedo (ainda no PV), General Girão (PL), Natália Bonavides (PT) e Bruno Giovanni (ainda sem partido).
MAMAR EM ONÇA
O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) tem mesmo coragem de “mamar em onça”, como diz o dito popular. Além de vir publicando constantes Dispensas de Licitação para a contratação de pessoal (que não foram poucas), agora publicou edital emergencial para a contratação de locação de veículos ao qual compareceram, coincidentemente, três empresas no ramo de limpeza e locação de mão de obra, de uma mesma região e que apresentaram preços bem próximos. Mais estranho ainda é que a Prefeitura não publicou o resultado, mas a “ganhadora” já largou o ramo de limpeza e está se especializando em locação de carros. Vale investigação.
MINEIRICE
Sabendo das restrições que sofre dentro de seu próprio partido, o PT, o deputado federal Fernando Mineiro não esperou nem que a direção regional ou a governadora se pronunciasse sobre o assunto e já assumiu que deverá ser candidato ao Senado Federal, caso o senador Rogério Marinho tenha o seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, atendendo o que pleiteia o ex-prefeito Carlos Eduardo Nunes Alves. Mineiro quer ser mais esperto do que todos, mas sabe que dificilmente Rogério irá perder o mandato outorgado por 708.351 norte-rio-grandenses.
SEBRAE
Segundo dados do SEBRAE/RN, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 7.611 empregos no primeiro semestre de 2023. Somente no mês de junho, os pequenos negócios do estado foram responsáveis por gerar 76,1% das vagas criadas no mês.
COMUNICAÇÃO
Bolsonaro pecou, e muito, quando brigou com a comunicação, a princípio feita pelos próprios filhos. Um desastre. Dançou. Lula está dando show na comunicação. Na troca de favores entre o Palácio da Alvorada e os parlamentares saiu o termo “toma lá, dá cá” e entrou o “jogo democrático”, enquanto na partilha das emendas parlamentares deixou de existir “orçamento secreto” que passou a ser denominado de “emenda do relator”.
COMEMORAÇÃO
Por iniciativa do deputado Luiz Eduardo (Solidariedade) a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RN (ALRN) marcou retorno aos trabalhos e os parlamentares aprovaram o “Dia Estadual do Terceiro Setor”. Para o autor da matéria, “a sua existência está ligada ao desenvolvimento regional e das pessoas, por sua enorme capacidade de contribuição, por meio das ferramentas legais”.