A partir deste sábado (4), o BC passará a bloquear as chaves Pix marcadas pelas instituições participantes como utilizadas para golpes e fraudes. Sendo um mecanismo para fortalecer a segurança do Pix.
A ação possibilitará que entidades financeiras bloqueiem transações de contas identificadas como suspeitas, evitando tanto o envio quanto o recebimento de quantias. Quando um CPF, CNPJ ou chave Pix é ligado a sinais de fraude, o sistema começa a limitar operações e até a criação de novas chaves associadas ao usuário.
Segundo a instituição, a nova funcionalidade que será implementada nos sistemas do BC foi divulgada em reunião do Fórum Pix realizada na quinta-feira (02). O Fórum Pix é o comitê consultivo permanente formado por cerca de 300 participantes que representam o sistema financeiro e a sociedade civil organizada. O objetivo do Fórum Pix é o de subsidiar o BC na definição das regras e procedimentos que disciplinam o funcionamento do Pix.
Pix Parcelado
Além do bloqueio também foi divulgado o cronograma do Pix Parcelado. O Banco Central (BC) informou que a regulação do Pix Parcelado será publicada na última semana deste mês (outubro). A regulação conterá a definição do produto, de forma padronizada, visando melhorar a experiência dos usuários. As soluções privadas de oferta de crédito ou diferimento de pagamento vinculadas à realização de um Pix, já amplamente utilizadas, poderão continuar a ser ofertadas, desde que não afrontem a regulação.
O detalhamento dos procedimentos operacionais e a padronização da experiência do usuário, tanto na contratação da operação de crédito associada à transação de pagamento quanto no pagamento das parcelas da operação, serão publicados no início de dezembro. Depois dessa publicação, haverá um prazo para que as instituições financeiras e de pagamento possam se adequar às regras estabelecidas pelo BC.