Marcada para as 9h deste domingo (1º) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a cerimônia de posse da governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice-governador eleito Walter Alves (MDB) será um ato protocolar rápido, conforme a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Isso porque a gestora, que assumirá seu segundo mandato como chefe do Executivo estadual, viajará em seguida para Brasília, onde acompanhará a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevista para iniciar às 15h no Congresso Nacional.
Conforme a Secom, durante o evento na Assembleia Legislativa, Fátima e Walter serão conduzidos por uma comissão de parlamentares estaduais até o palco, onde acompanharão a execução do Hino Nacional, assinarão o termo de posse, receberão a bandeira do Estado e farão o juramento de obediência às constituições estadual e federal. A intenção é que toda a cerimônia tenha duração máxima de 1h30.
Depois, a governadora e o vice se separam, pois, Fátima se encontrará com o governador reeleito da Paraíba, João Azevedo (PSB) em João Pessoa, de onde seguirão juntos para Brasília no avião oficial do estado vizinho. A gestora petista permanecerá na capital do país cumprindo agenda política até a próxima quarta-feira (4), quando retornará ao Rio Grande do Norte.
Já o vice-governador eleito Walter Alves permanece no Estado até a segunda-feira (2), quando também viajará a Brasília para a posse dos ministros da futura gestão Lula. Ele e Fátima se juntam à comitiva potiguar para agenda política diversa.
FESTIVAL DO FUTURO
O roteiro previsto para a cerimônia de posse do presidente eleito Lula e seu vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) prevê a chegada destes à Catedral Metropolitana de Brasília às 14h20. De lá, eles sairão em tradicional cortejo rumo ao Congresso Nacional. A sessão solene de posse terá início às 15h, com a execução do Hino Nacional, a assinatura do termo de posse e um pronunciamento à nação.
A programação do Festival do Futuro, para comemorar a vitória de Lula, deve começar a partir das 11h, na Esplanada dos Ministérios, e contará com shows gratuitos de diversos artistas nacionais, entre eles, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Pabblo Vittar e Duda Beat.