O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é repleto de desafios, mas consiste em uma tarefa de apoio e proteção com contato direto e recorrente com a comunidade. Missão que será contada na websérie “Anjos da Saúde”, através de histórias como a de Izelha Maria, que há 30 anos atua na Unidade de Saúde da Família de Nazaré, na Zona Oeste de Natal, e considera ter como missão a prontidão em ajudar: “Sinto que essa é minha missão junto à comunidade e às pessoas, ajudar no que for preciso nas suas dificuldades”.
A profissional explica que sua rotina inclui realização de cadastro das famílias e o acompanhamento de hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças e outros. “É muito gratificante esse trabalho, sou realizada em poder ajudar a minha comunidade”.
Izelha Maria acrescenta que a série tem um papel importante ao mostrar as dificuldades da profissão, bem como o quão “gratificante” é a ligação criada com a comunidade. “Muita gente não conhece bem nosso trabalho, e o filme vai retratar bem nosso dia. (…) Vai mostrar que o ACS é o vínculo da Unidade de Saúde com a comunidade, retratando nossa rotina em ajudar na prevenção e cuidado nas questões de saúde das pessoas das nossas microáreas”.
Com foco em temas essenciais para a saúde pública, como vacinação, cuidados preventivos, saúde infantil e o impacto das ações comunitárias, “Anjos da Saúde” vai além da informação, denunciando a precarização dos serviços e a falta de reconhecimento das autoridades em relação à dedicação desses trabalhadores.
A série foi filmada nos bairros Nazaré e Felipe Camarão, ambos na Zona Oeste da capital potiguar, e denuncia a negligência com a atenção primária à saúde e a falta de políticas públicas que assegurem melhores condições de trabalho para os ACS. A obra mostra o dia a dia de diversos ACS, evidenciando as dificuldades desses trabalhadores.
Jonatas Barbalho, um dos diretores da produção, destaca a importância do projeto para toda a equipe. “Este é nosso primeiro projeto de grande porte com financiamento, e ao abordar um tema tão sensível quanto a vida dos agentes de saúde, estamos dando voz a uma classe de profissionais muitas vezes invisibilizada. A ideia partiu de minha sócia, Clistiane, cuja mãe é agente de saúde há mais de 30 anos. Para ela, contar a história da mãe e de toda essa categoria é algo muito especial”, afirma Jonatas.
O diretor também compartilha a satisfação com o trabalho realizado: “Lançar Anjos da Saúde é uma alegria muito grande para todos nós. Foi um projeto no qual nos dedicamos intensamente, desde o planejamento até as gravações. Foram 15 diárias de filmagem, três meses de edição contínua e, como resultado, conseguimos criar uma trilha sonora com inteligência artificial que remete a uma orquestra nordestina, inspirada em grupos como o Quinteto Armorial. Estamos muito felizes com o resultado e empolgados para apresentar ao público.”
Anjos da Saúde é uma produção da NAV Filmes, em parceria com a Tabuleiro Produções, e foi contemplado no Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual 01/2023, com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Lei Câmara Cascudo. A realização conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Fundação José Augusto, além da colaboração da epHealth, empresa especializada em soluções tecnológicas para fortalecer a saúde pública e melhorar as condições de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. O trailer da websérie já está disponível no Instagram (@nav.noar) e no YouTube (@nav.noar). O lançamento oficial acontecerá nesta sexta-feira (21), em um evento gratuito no Teatro Alberto Maranhão (TAM).