AAgência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a partir desta quarta-feira (2/10) a operação comercial de novas unidades geradoras de oito usinas. Localizados no Piauí, Bahia e Pernambuco, os empreendimentos são compostos por sete usinas eólicas e uma termelétrica que, juntas, acrescentam uma capacidade instalada de 418,35 MW à matriz elétrica do país.
As unidades geradoras da usina termelétrica Camaçari Muricy II, liberadas nesta quarta-feira, juntamente com as da UTE Pecem II que teve liberação comercial aprovada na segunda-feira (30/9), somam 288,9 MW em capacidade e estão localizadas no município de Igarassu (PE). Já as unidades geradoras de fonte eólica estão localizadas nos municípios de Simões e Lagoa do Barro, no Piauí, e Brotas de Macaúbas, na Bahia e totalizam mais de 273,9 MW em capacidade instalada de geração.
A ANEEL atualiza diariamente os dados de geração do país por meio do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA. Ele apresenta dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção.
Outras informações sobre o acompanhamento da expansão da oferta de geração estão disponíveis nos painéis interativos. Esses painéis, atualizados mensalmente, mostram a previsão para a entrada de novas unidades geradoras para os próximos anos. Eles trazem ainda um histórico da expansão da geração desde a criação da ANEEL (1997). Além dos painéis, também está disponível a base de dados com informações de previsão e acompanhamento de obras dos empreendimentos outorgados para construção.