Os políticos profissionais sempre cunharam frases populares ao longo de suas vidas para registrar comportamentos seus e de seus colegas durante a trajetória, a exemplo da mais completa e que mais generaliza: “Em política já vi de tudo; só não vi boi voar”. Essa é a mais completa, pois fala nas entrelinhas dos “compromissos esquecidos” e também das “traições” e muito mais das “ingratidões”, bem comuns entre aqueles que a cada dois anos estão nas praças públicas em monólogos mostrando caminhos aos seus eleitores.
Esse preâmbulo serve para descrever acontecimento político no último final de semana em que, além da presença de verdadeiros “cabos eleitorais”, lá estavam o vereador Felipe Alves (MDB), o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e o ex-prefeito de Natal, ex-deputado estadual, ex-governador, ex-ministro e ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB), esse com uma carreira política brilhante comprometido apenas com uma sigla partidária e responsável pela indicação e apoio a vários iniciantes da política partidária.
O acontecimento, era apenas para que o prefeito Álvaro Dias e o ex-senador e ex-presidente estadual do MDB Garibaldi Filho prestigiassem ato natalino e de final de ano em que o vereador Felipe Alves celebrava o momento com os seus apoiadores. E tudo decorreu dentro do que havia sido programado, não fora o gesto de ingratidão e falta de reconhecimento do prefeito Álvaro Dias que ignorou por completo a presença do ex-governador Garibaldi Alves Filho, com quase 50 anos de atuação política no Estado e com destaque nacional, em registro nas redes sociais e na história.
ÁLVARO, O PMDB E O RECONHECIMENTO
Álvaro Dias, quando deputado estadual, se fortaleceu como liderança política na região do Seridó, com filiação no PMDB. Vale lembrar que o ex-presidente estadual do atual MDB (anteriormente PMDB), Garibaldi Filho foi um dos responsáveis – juntamente com o então presidente da sigla à época, Henrique Alves – pela indicação do nome do atual prefeito de Natal, em 2016 para compor a chapa encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Nunes Alves, como candidato a vice-prefeito de Natal, da mesma forma como também acolheu o filho de Álvaro, Adjuto Dias Neto nas fileiras do partido e que veio a se eleger pelo MDB. Diretamente, Garibaldi foi um dos responsáveis pela ascensão de Álvaro Dias na política estadual e como prefeito da Capital do Estado.
Embora houvesse todo esse convívio, em recente postagem em suas redes sociais, mesmo registrando em foto, o prefeito de Natal decidiu por não se referir ao ex-presidente do MDB, ignorando por completa a presença do ex-ministro Garibaldi Filho, quando postou: “Marquei presença também na confraternização de fim de ano dos amigos do vereador @felipealves, realizada no Clube Albatroz. Uma turma boa, parceira da cidade e que dá suporte ao seu mandato na Câmara Municipal. Agradeço o convite e a acolhida”. Nenhuma palavra sobre a presença do agora sem mandato Garibaldi Alves Filho.