ABIH-RN prevê aumento de até 15% na ocupação da rede hoteleira do Estado, na comparação com o ano passado
Com o controle da pandemia da Covid-19, as restrições deixaram de ser uma preocupação para a indústria do turismo, que espera nos próximos meses concretizar o crescimento turístico potiguar. O Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson, fala com otimismo sobre as expectativas para a próxima alta estação. O presidente da ABIH projeta que a ocupação esse ano irá superar, em 12 ou 15%, o quantitativo registrado em 2021. “É uma tendência natural de crescimento, ainda pós covid, e que vai continuar crescendo durante todo o ano de 2023”, disse.
A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Norte (Abav-RN), Michelle Pereira, falou à reportagem sobre o perfil do visitante que chega ao estado, sempre muito procurado por casais, mas que também tem atraído muitos solteiros e grupos de amigos, diversificando o perfil turístico. As regiões litorâneas do estado ainda são as mais visitadas por turista que vem de outras regiões do Brasil ou exterior. “Geralmente, o turista que não é daqui fica durante quatro dias ou uma semana. Então ele procura o sol e o mar. Nós buscamos mostrar novidades e outros turismos, como o religioso e o histórico, ao turista que já visitou o RN há alguns dias ou há alguns anos”. Entre os destinos mais procurados estão Galinhos, Pipa, São Miguel do Gostoso, Natal e Tibau do Sul, além das serras do agreste potiguar.
A presidente da ABAV também destaca ações realizadas para gerar o fortalecimento da indústria do turismo. Segundo Michelle Pereira, a Abav-RN realizou um treinamento com equipes de 51 agências de viagens ainda na pandemia. O treinamento, que durou dois meses e foi realizado duas vezes por semana, teve como objetivo melhorar e aumentar o atendimento aos turistas. “O treinamento serviu para que as agências, as hospedagens e os restaurantes soubessem o que eles tinham a oferecer aos turistas. Isso teve uma importância gigante para o turismo do nosso estado”, disse. Além disso, Michele afirmou que as agências de viagem também fortaleceram a própria segurança e a comunicação com os turistas, diminuindo assim erros nas informações repassadas, como o destino das viagens. “Nós temos um relacionamento direto com os países, com os fornecedores, com as companhias aéreas e com os hotéis. Então isso fez com que a gente crescesse”.